Madeira

“É bom que as pessoas tenham a noção que o 25 de Abril não é uma celebração partidária”

Pedro Calado, presidente da Câmara do Funchal, sobre as comemorações do 25 de Abril nos Paços do Concelho

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, preside à sessão de abertura das comemorações do 25 de Abril, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal.

Oportunidade para exaltar o 25 de Abril, data que considera “importante para todos os portugueses”. Data também importante para reflectir e reafirmar que as celebrações do 25 de Abril devem ser “apartidárias”.

Para Pedro Calado importa reflectir “o que é que era o país antes do 25 de Abril, o que é que foi o país durante o 25 de Abril e em que é que o pais de tornou depois do 25 de Abril”, mas também “é bom que as pessoas tenham a noção que o 25 de Abril não é uma celebração partidária, não é do partido A ou do partido B. Estas comemorações é de todo o povo, porque foi o povo que fez o 25 de Abril, por uma causa, que foi a guerra colonial e as consequências dessa guerra colonial”, lembrou.

O autarca funchalense sublinha “a importância de termos uma consciência acima dos partidos políticos” e “se é este o caminho que nós queremos, se é este o rumo que nós queremos para o futuro”, ao recordar que “há 50 anos atrás matavam-se com tiros e com bombas, hoje matam-se com canetas e com folhas de papel”.

As comemorações do 25 de Abril promovidas pela Câmara do Funchal não enchem a Sala da Assembleia Municipal do Funchal, onde agora decorre a comunicação alusiva à efeméride por Francisco Faria Paulino, coronel reformado da Força Aérea Portuguesa.