55 atletas competem no Campeonato Nacional de Fotografia e Vídeo nas águas do Porto Santo
O Campeonato Nacional de Fotografia e Vídeo vai acontecer esta semana, na ilha do Porto Santo, uma organização da Associação de Natação da Madeira.
“Já estamos a fazer um trabalho desde há algum tempo nesta parte, pois estes eventos e devido a sua dimensão obriga-nos a trabalhar com alguns meses de antecedência e no fundo, é estarmos ao mais alto nível”, revelou ao DIÁRIO Avelino Silva, presidente da instituição náutica.
É um evento também internacional, não só através do OPEN, como também do campeonato nacional de fotografia e vídeo. Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira.
Quanto aos participantes Avelino Silva adiantou ao DIÁRIO que estão inscritos 55 atletas.
Nós limitamos a 50 atletas, quisemos fazer um evento mais intimista, mas com mais qualidade e temos a noção se abríssemos a mais inscritos, teríamos muito mais atletas”. Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira.
"Para nós o número de inscritos é razoável e interessante, até porque queremos ter melhores imagens e queremos igualmente aproveitar todo o material que vai ser recolhido, quer em fotografia quer em vídeo, para promover a Porto Santo e por conseguinte, a Região Autónima da Madeira, quer em revistas da especialidade nos órgãos nacionais e internacionais, quer e a nível de comunicação social também a nacional de internacional”, disse.
Este evento desportivo “é para dar a conhecer as nossas qualidades do Porto Santo e na Madeira, para que estes números de atletas venham com mais frequência á região autónoma”, explicou o dirigente desportivo.
Relativamente aos apoios que são fundamentais para organizar um evento desta qualidade, o presidente da Associação de Natação da Madeira referiu que “devido à dimensão do caderno de encargos, é impossível realizar isto sem apoios”, adiantando que “a Secretaria do Mar e Pescas é no fundo o principal patrocinador, e que tem apoiado fortemente desde há três anos".
Temos apoios, como o CNPS, que tem tido um papel muito importante, que percebendo a importância do evento, quer se afirmar a nível nacional e internacional, com este tipo de actividades, e depois também com uma nova direcção é talvez o momento para arrancar para uma lógica em que o Porto Santo seja valorizado pelo desporto náutico”. Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira.
Acrescentou ainda que a “Câmara Municipal [do Porto Santo] tem apoiado nos outros anos e certamente irá apoiar este evento, porque também é importante ao nível institucional estarem presentes para que os atletas que vêm a nível internacional se sintam confortáveis”.
Esta terça-feira, 25 de Abril, os atletas farão treinos durante o dia e na quarta e quinta-feira, então já será a “doer”. Na sexta será dado o veredicto dos juízes, depois na manhã de sábado, no Centro Cultural e de Congressos serão anunciados os vencedores nas diversas categorias.