Porto do Funchal cresceu 110% nos primeiros quatro meses de 2023
O ano da retoma promete ser "muito bom", pelo que "a continuar neste ritmo é provável que seja de facto superior a 2022", admite Rui Barreto
Rui Barreto aproveitou a visita do 'World Traveller', navio do empresário português Mário Ferreira, para revelar que o Porto do Funchal recebeu, nos primeiros quatro meses de 2023, cerca de 294 mil passageiros em 130 escalas. Um crescimento de 110% quando analisado o mesmo período de 2022.
“Nós estamos a recuperar e a recuperar muito bem”, destacou o secretário regional da Economia que subiu esta tarde a bordo do navio, um dos três que compõem a frota da Mystic Cruises e que hoje assinalou a sua escala inaugural no Porto do Funchal.
Devo dizer e recordar que foi precisamente um navio desta companhia que fez a primeira escala na Madeira, ou em Portugal, no pós-Covid. Significa que temos de fazer muito trabalho atempado, de planeamento, de criar as condições certas, com os investimentos correctos, estar nas feiras e nos certames, para promover aquilo que é uma área de negócio muito relevante em toda a nossa economia. Rui Barreto
Por falar em economia, Rui Barreto destacou os números de excursões, em que por exemplo, no primeiro trimestre registaram-se cerca de 1.600, a que acresce a entrada no Porto do Funchal de aproximadamente 2.900 táxis, dados oportunamente revelados pelo DIÁRIO.
“São passageiros desembarcados que fazem visita à nossa cidade, que andam à volta da ilha, que vão a restaurantes, consomem, e é de facto a rentabilização de infra-estruturas que é muito importante”, destacou o governante.
Turistas de cruzeiro 'mexeram' com 6.575 serviços de transporte no Funchal
Dados alusivos ao primeiro trimestre de 2023 mostram que praticamente metade dos transportes foram assegurados pelos táxis
Aquilo que hoje, mais uma vez ouvimos, entre tantas, mas que dá sempre muito gosto, é o comandante dizer que este é dos portos mais bonitos do Mundo e que por ele fazia mais vezes escala no Porto do Funchal e, portanto, é um motivo de satisfação. Rui Barreto
Estaremos eventualmente perante o melhor ano de sempre, aqui na Madeira? Rui Barreto prefere ser prudente. "Nós trabalhamos sempre para superar. Os balanços fazem-se no fim, mas o primeiro quadrimestre, ou seja, de Janeiro a Abril, os indicadores são de facto muito bons e o trabalho que temos vindo a realizar é para que isso aconteça".
Certo é que existem também "previsões" e 2023 "vai ser um ano muito bom", pelo que "a continuar neste ritmo é provável que seja de facto um ano superior a 2022". Ainda assim, "lá mais para o final, com dados fechados e concretos", o secretário regional da Economia fará o devido balanço.