Madeira

PSD apresenta voto de congratulação pela XIV edição do MIUT

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

O PSD, através do seu grupo parlamentar, apresentou um voto de congratulação pela realização da XIV edição do Madeira Island Ultra Trail, que este fim-de-semana juntou centenas para correr pela Madeira. Este voto pretende enaltecer "o trabalho de toda a organização da responsabilidade do Clube de Montanha do Funchal, os voluntários e todas as entidades públicas e privadas que permitiram a realização do evento e reforçando o enorme sucesso do mesmo, que colocou, mais uma vez, a Madeira ao mais alto nível mundial".

Os sociais-democratas recordam o início desta prova, indicando que a mesma teve início em 2008, através primeiro evento de “trail running” na Madeira, inspirado pelo grupo de sócios do Clube de Montanha do Funchal. "Hoje, é o maior evento internacional desportivo da Região", refere.

"Efetivamente, são cada vez mais aqueles que procuram a nossa Região para viver essa experiência pela ilha dentro e, este ano, nas cinco provas que compuseram o evento, participaram mais de 3.000 atletas de 58 nacionalidades distintas. A eles, por todo o percurso, em postos de abastecimento, juntaram-se 750 voluntários para prestar o apoio devido", explica. Além disso, tem tido projecção internacional com "um magazine de 12 minutos transmitido em diversos canais". 

"O Madeira Islands Ultra Trail potenciou, também, uma enorme dinâmica na economia regional, em particular no alojamento local e na hotelaria, mas também na restauração e comércio em geral, sendo, já, o evento desportivo de maior dimensão e que mais catapulta, através do desporto, a imagem da Madeira no exterior. Aliás, por estas e outras razões, o MIUT continua a ser apoiado, para além dos Municípios, pelo Governo Regional da Madeira num montante que quadruplicou desde 2015", termina.