'Viveiro de Lojas' da CMF assinalou segundo aniversário
O projecto da Câmara Municipal do Funchal 'Viveiro de Lojas' celebrou, ontem, 20 de Abril, dois anos de existência. Para assinalar a data, algumas das marcas incubadas realizaram demonstrações ao vivo, permitindo, assim, levar ao conhecimento de todos, o processo de confeção dos seus produtos, tendo ainda a data sido assinalada com uma pequena celebração com os empreendedores, visitantes e parceiros que, ao longo destes dois anos, têm acompanhado este projecto.
Esta iniciativa do Município do Funchal – o 'Viveiro de Lojas ' - tem o objectivo de incentivar o empreendedorismo, sendo necessário que os empreendedores tenham atividade aberta junto da Autoridade Tributária e, consequentemente, emitam fatura conforme legislação em vigor, evitando, assim, a prática de economia paralela.
Este projceto registou um aumento de faturação de cerca de 66%, face a anteriores fases, tendo recebido cerca de 4.400 visitantes, dos quais 14% são regionais.
Face aos números, verifica-se que este plano estratégico de apoio ao empreendedorismo, se encontra completamente estabelecido no mercado, tanto regional como turístico, sendo prova disso o aumento da faturação e a grande afluência de clientes, regionais, nacionais e internacionais, que elogiam o trabalho de excelência e o talento que existe na nossa região e que se traduz na variedade dos produtos que são produzidos de forma artesanal.
Um dos factores que contribui para o sucesso deste projecto é o facto de a maioria dos visitantes procurarem o espaço do 'Viveiro de Lojas' por recomendação, das marcas regionais, de clientes, hotéis e outras lojas comerciais do concelho.
A vice-presidente, Cristina Pedra, relembra que “o empresário tem ao seu dispor o programa financeiro ABRIR Funchal, criado pela autarquia este ano, que contempla um apoio a fundo perdido de 60% do valor da renda, durante 6 meses, no caso de quererem investir num novo espaço, além de um prémio de mil euros para acomodar alguns investimentos de remodelação.”