Funchal com resultado positivo de 5 milhões de euros em 2022
Frente MarFunchal terminou o ano com saldo positivo. Resolução de contenciosos com a ARM e EEM permitiu poupar milhares de euros
Pedro Calado realça resultados "francamente positivos" das finanças da autarquia
Foi aprovado esta quinta-feira, 20 de Abril, em reunião de câmara o relatório e contas relativos a 2022 da Câmara Municipal do Funchal. O documento segue agora para apreciação e deliberação em Assembleia Municipal, a realizar no fim deste mês.
No final do encontro entre os autarcas, o edil funchalense, Pedro Calado, destacou a "transparência" e "boa saúde" das contas da autarquia, apontando o "resultado positivo de 5 milhões de euros" e os números gerais "francamente positivos".
Segundo Pedro Calado, 2022 foi um ano em que foram resolvidos "muitos problemas", nomeadamente os "grandes processos contenciosos" com a ARM e com a EEM, que permitiram uma poupança superior "a mais de meio milhão de euros, em custas judiciais".
Por outro lado, realçou, foi também o ano em que a autarquia eliminou "a derrama municipal para beneficiar as empresas", o que representou mais de um milhão de euros a menos em receitas. O presidente da CMF relembrou também a introdução da devolução do IRS em benefício dos munícipes.
O autarca revelou que a taxa de concretização do Plano Plurianual de Investimentos foi de 62%, "valor superior à vereação anterior, que não passava dos 50%".
As contas são transparentes. Aliás, a oposição reconheceu e valorizou a qualidade técnica e o nível informativo do documento das contas.
A empresa municipal Frente MarFunchal passou a ser auto-suficiente, não precisando de qualquer transferência financeira por parte da autarquia.
Da reunião de câmara de hoje resultou ainda a aprovação do Regulamento Bolsas de Mérito e de Valor.