Madeira

Casa do Voluntário apoia quase 200 famílias na área alimentar

Instituição conta com 2.600 voluntários registados

None

Actualmente com três pólos e diversas actividades onde se incluem vários projectos, a Casa do Voluntário pretende desenvolver ainda mais projectos graças à “grande equipa” composta por “2600 voluntários registados”, revelou Helena Correia, a presidente da Associação Casa do Voluntário, instituição fundada no ano de 2002, na sequência do trabalho desenvolvido para as comemorações do Ano Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro de 2001).

Esta manhã os novos espaços da Casa do Voluntário receberam a visita do presidente do Governo Regional. Oportunidade para mostrar o crescimento acentuado dos projectos desenvolvidos pela Associação Casa do Voluntário, bem como pelo consequente aumento da equipa técnica, que acompanha os utentes e os destinatários dos programas, e celebrar Protocolo com a ‘vizinha’ Causa Social.

Um dos projectos, o de apoio à população na área alimentar com o projecto N.A.D.A., a Casa do Voluntário presta apoio a 161 famílias na ilha da Madeira, e no Porto Santo a 20 famílias, embora nesta ilha este apoio que resulta do combate ao desperdício alimentar, é sazonal, tendo em conta a realidade da ilha, embora Helena Correia tenha adiantado que o objectivo é tornar este apoio permanente ao longo de todo o ano também no Porto Santo.

Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 2004, a Casa do Voluntário recebe apoios do Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) e da Secretaria Regional de Inclusão e Cidadania (SRIC) para as suas actividades e funcionamento. Para além do apoio mensal do ISSM, conta com o apoio da SRIC para um conjunto vasto e diversificado de projectos.

Determinada em procurar “corresponder às expectativas”, a responsável pela instituição fez saber que tiveram de alterar os Estatutos “para nos permitir ir de encontro às expectativas até da própria população”, justificou.

A Casa do Voluntário conta no presente com três pólos: Dois pólos na rua do Brasil (n.º 59 e 63), onde desenvolve projectos de apoio social, de formação, de gestão do cartão voluntário e do passe social, bem como na área do Voluntariado, e um pólo no n.º 17 da mesma rua, que acolhe as instalações do projecto de apoio alimentar à população, N.A.D.A – Não Ao Desperdício Alimentar.

Casa do Voluntário que desenvolve também diversas actividades, nomeadamente: Projectos voluntariado de proximidade – acompanhamento aos idosos que vivem sozinhos); Promoção e divulgação do voluntariado na RAM, designadamente recrutamento, selecção e formação dos voluntários de modo a integrá-los nas instituições; Desenvolve, com o apoio da SRIC, o registo, emissão e gestão do Cartão Regional do Voluntário, o qual tem associado um conjunto de apoios aos voluntários que prestam actividades na Região; Apoio Social à população, através de programas designados pela SRIC; Apoio à população na área alimentar com o projecto N.A.D.A; Apoio social no Porto Santo desde 2022; Organização da Feira das Vontades, evento que caracteriza as instituições da Região.