Madeira

CMF realiza vistoria às estações elevatórias de águas residuais privadas

Vereadora Nádia Coelho acompanhou visitas técnicas

None
Foto André Ferreira / CMF

A Câmara Municipal do Funchal, através do departamento 'Águas do Funchal', realizou recentemente um conjunto de vistorias às estações elevatórias de águas residuais privadas, localizadas junto da orla costeira. A vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, acompanhou as inspecções ambientais para se inteirar do procedimento seguido.

A 'Águas do Funchal' é responsável por todo o sistema de drenagem, encaminhamento e tratamento das águas residuais produzidas no concelho. Em nota emitida, a autarquia explica que o departamento realiza a manutenção dos coletores e demais componentes do sistema de drenagem de águas residuais municipal e o controlo e manutenção das Estações Elevatórias de Águas Residuais e das Estações de Tratamento de Águas Residuais do município.

Cabe ao município do Funchal "o papel fiscalizador sobre o bom funcionamento das estações elevatórias privadas, sobretudo as localizadas na orla marítima, dado que um eventual mau funcionamento ou manutenção desadequada de uma estação pode provocar o descarregamento de águas residuais no meio marinho, constituindo assim um foco de poluição e podendo, até, constituir um problema de saúde pública", pode ler-se no comunicado. 

O Município do Funchal realiza ao longo do ano diversas e repetidas vistorias às referidas estações elevatórias privadas da orla marítima, no sentido de detectar precocemente qualquer situação que possa desencadear situações poluidoras ou constituintes de risco para a saúde pública. Se for detectada alguma irregularidade, quer de funcionamento quer de manutenção, a entidade responsável pela estação elevatória é imediatamente notificada para corrigir a situação. CMF