Investidores estrangeiros conhecem vantagens do mercado madeirense
Uma comitiva de governantes e empresários oriundos da Província Autónoma de Jiang Su, chega esta sexta-feira, dia 21 de Abril, à Região Autónoma da Madeira para conhecer a realidade económica madeirense e as vantagens de investir no arquipélago.
Os visitantes, que estão sob o comando da directora-geral para as Relações Exteriores do Governo de Jiang Su, Yang Jing, coadjuvada pelo chefe dos Assuntos Europeus e Africanos, Feng Wang, serão recebidos pelo director regional das Comunidades e Cooperação Externa.
Rui Abreu, que tutela a área da Cooperação Externa, acompanhará a visita da comitiva chinesa à Zona Franca Industrial no Caniçal, pelas 12 horas. Na parte da tarde, a delegação visita o Terminal de Cruzeiros do Funchal, a Unidade Autónoma de Gás dos Socorridos e a empresa ACIN.
Em nota emitida, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa sublinha a importância do Centro Internacional de Negócios da Madeira na captação de investimento estrangeira para a economia madeirense, referindo que “a Madeira oferece aos investidores estrangeiros oportunidades únicas em termos de investimento e fiscalidade amiga, no contexto da União Europeia.”
Paralelamente “o Governo Regional tem todo o interesse em aprofundar o diálogo com outras regiões autónomas no que respeita ao turismo, à economia azul, à educação e à cultura”, ressalta o governante.
Jiang Su é uma das maiores e desenvolvidas províncias chinesas com uma extensa área costeira e uma dimensão geográfica pouco maior do que Portugal, concretizando-se num ‘país’ de 80 milhões de pessoas. Após o recente desconfinamento na China assumiu-se como uma das mais dinâmicas regiões em termos de investimento exterior.
Em dezembro de 2022, a Madeira foi escolhida para representar Portugal na conferência internacional da ‘Global Coastal Wetland Cities Alliance’. A 28 e 29 de Março últimos, a Madeira representou Portugal num encontro de ‘Cooperação e Investimento’ promovido pela Província Autónoma de Jiang Su, onde participaram 200 congressistas de todo o mundo, e onde estiveram presentes outras regiões do sul da Europa, nomeadamente italianas e espanholas.