Criança 'fura' grade e escapa para os jardins da Casa Branca
Uma criança conseguiu atravessar na terça-feira a grade que rodeia a Casa Branca e esgueirar-se para os jardins do complexo presidencial, divulgou à agência Efe o chefe de comunicações dos serviços secretos norte-americanos.
Segundo este porta-voz, o "curioso" visitante conseguiu entrar "brevemente" nos jardins da mansão, onde se encontrava na altura o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Imediatamente, vários agentes dos serviços secretos, encarregados da segurança da Casa Branca, procuraram o menino e o levaram-no até aos seus pais, que o esperavam na Pennsylvania Avenue, a rua que fica em frente ao complexo.
O acesso à Casa Branca foi restrito durante o breve período em que os agentes demoraram para reunir a criança com os seus pais.
Embora os serviços secretos não tenham confirmado, esta pode ser a primeira vez que alguém invadiu o terreno da Casa Branca desde que a cerca foi elevada para cerca de 3,6 metros.
Os serviços secretos decidiram aumentar a altura da grade depois de vários indivíduos terem conseguido entrar no complexo sem permissão.
Um dos casos mais notórios foi o de Omar González, um ex-soldado que pulou a grade em setembro de 2014 e conseguiu atravessar várias salas da residência presidencial armado com uma faca.
O então Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tinha deixado o local poucos minutos antes.
O edifício da Casa Branca é um dos mais protegidos do mundo: há atiradores de elite no telhado e, para entrar como jornalista ou visitante, é necessário ter uma credencial especial e passar por controlos de segurança semelhantes aos dos aeroportos.