Iniciativa Liberal defende reforço da redução dos impostos na Madeira
Partido aponta que IVA zero para produtos essenciais "é melhor do que nada e já vem tarde"
A Iniciativa Liberal - Madeira defendeu esta terça-feira, 18 de Abril, o reforço da redução da carga fiscal aplicada na Região Autónoma da Madeira, lembrando que "impostos não é só o IVA".
Em nota emitida, Duarte Gouveia aponta que a baixa do IVA para 0% em produtos considerados essenciais "é melhor do que nada e já vem tarde" e critica que o Governo Regional "podia fazer muito, mas mesmo muito mais", afirmando que a capacidade legislativa e executiva deixa "reduzir todos os impostos em até 30%".
Baixar impostos é colocar o IVA nos 16%, como nos Açores, reduzindo o impacto da inflação sobre valor dos bens essenciais. O IVA é um imposto, porque todas as pessoas pagam por ele o mesmo valor, que afecta muito mais os que menos têm. Houve quem o pudesse ter feito e não fez: o Governo Regional da Madeira, apoiado pelo PSD e pelo CDS. IL Madeira
Com o objectivo de garantir mais poder de compra aos residentes no arquipélago da Madeira, o partido defende, entre outras medidas, a aplicação do diferencial fiscal de 30% em todos os escalões do IRS; a redução do IVA da electicidade, bem como a redução do ISP.