Madeira

Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia “é um projecto muito importante para o Funchal”

Instalações do Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal financiadas pelo PRR em 9,9 milhões de euros ficam prontas nos inícios de 2025

None

Foi apresentado hoje o projecto das instalações do Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, que vai contar com o financiamento de 9,9 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“É um projecto muito importante para a Região, que tens várias vantagens. A primeira é ser uma infra-estrutura social de apoios aos mais idosos. Em segundo lugar, será construída no centro histórico da cidade e ajudará à reabilitação do Funchal. Por último, também tem a vantagem de continuar a suportar de uma forma acelerada as verbas do PRR” Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

Este projecto prevê a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), de um centro de dia, de residências assistidas e de uma área de serviços de saúde da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, vocacionados para a reabilitação física da pessoa idosa.

A nossa política aqui tem sido acolher pessoas que têm dificuldades económicas e que muitas vezes têm a pensão de sobrevivência. Por isso, estamos a fazer um parte nova para que possa alavancar a parte social propriamente dita, que é para as pessoas mais necessitadas  Jorge Spínola, provedor da Santa Casa da Misericórdia

O complexo social pretende criar 65 novas vagas e 20 novas remodeladas em ERPI, assim como 30 novas vagas no centro de dia, o que perfaz um total de 115 vagas em ERPI.

Nesse sentido, será feita a remodelação, ampliação e adaptação das infra-estruturas existentes, nomeadamente do actual ‘Lar Santa Isabel’, bem como a reconversão de equipamentos sociais, como é o caso das antigas instalações da Escola das Mercês.

A obra deverá durar dois anos, estimando-se que possa estar concluída no início de 2025, sendo que o concurso público deverá arrancar já no próximo mês.