Na Madeira é que se está bem
Marques Mendes fez rasgados elogios à forma como o PSD vem governando a Madeira, no caso, a forma inteligente como Miguel Albuquerque tem sabido conduzir os destinos da Região. E foi perentório em reforçar que “governar bem é aquilo que acontece na Madeira”.
E disse outra coisa, que não foi tão destacada, mas que é tão verdadeira e justa como a frase anterior: afirmou que quem vinha de fora tinha uma maior e melhor perceção dessa governação e, como tal, valorize mais o que tem aqui sido feito.
Claro que haverá sempre quem diga que Marques Mendes é do PSD (como se o antigo líder social-democrata já não nos tivesse habituado, nos seus comentários na SIC, a elogiar e criticar socialistas, sociais-democratas, comunistas, bloquistas, centristas, liberais, “chega”. Sem rebuços, sem optar por falsos elogios, numa análise sábia, independente e certeira.
Mas, para quem na Oposição se indignar pelos elogios, aconselha-se a ler/ouvir o que disse o insuspeito e imparcial Miguel Sousa Tavares, que não teve pejo em reconhecer que a Região está cada vez melhor e muito melhor do que o resto do País.
Mas, para quem na Oposição se indignar pelos elogios, aconselha-se a ler/ouvir o que disse o socialista Álvaro Beleza – encómios que lhe valeram o raspanete e a censura pública dos socialistas do burgo, como se só por ser do PS o também presidente da SEDES tivesse de ser cego ao que via e falso na sua análise e tivesse que dizer mal – que admitiu que não deveria ser fácil ser oposição na Madeira, face ao que aqui tem sido realizado.
Mas, para quem na Oposição se indignar pelos elogios, aconselha-se a ler/ouvir o que disseram professores, médicos, enfermeiros, arquitetos, bombeiros, enfim uma série de classes profissionais que vêm elogiando a forma justa e correta como vêm sendo tratados na Região e criticado a prepotência e injustiça como vêm sendo tratados pelos governos de António Costa.
Mas, para quem na Oposição se indignar pelos elogios, aconselha-se a ler/ouvir o que disse, na tarde do dia 13 de abril, o Chefe do Estado-Maior do Exército sobre a governação de Miguel Albuquerque. Como já no passado a gestão de Alberto João Jardim também tinha sido referenciada.
Ouçam estes elogios, ouçam o que vêm dizendo comissários europeus, políticos nacionais de vários quadrantes (inclusive muitos dos ministros socialistas, que até não resistem em copiar e levar para o retângulo várias das medidas aqui concretizadas) e reflitam.
Não é fácil, parafraseando Álvaro Beleza, ser Oposição na Madeira. Mas, também como ele disse, não é dizendo mal, fechando os olhos ao que de muito bom se tem feito, que se alcança o mérito junto da população. O povo é sábio e sabe que Na Madeira, ao contrário do que acontece no Continente, é que se está bem
Ângelo Silva