José Manuel Rodrigues aplaude apoios do Governo às Bandas
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira é de opinião que “a música”, aquela que as Bandas Filarmónicas produzem, “reforça a nossa identidade cultural” e tem sido com o financiamento do Governo Regional, “sobretudo do Conservatório, mas também por via dos apoios que a secretaria regional do Turismo e Cultura tem dado às bandas".
José Manuel Rodrigues considera que esta atenção "contribui para que se mantenham, para que possam rejuvenescer e possam continuar o seu enorme trabalho”, afirmou esta tarde na Ribeira Brava.
Lembrou no XXXVII Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da Região, um festival que decorria todos os anos, na vila da Ribeira Brava até o surgimento da pandemia, que “durante muitos anos foram muitas vezes os únicos instrumentos que levaram a cultura aos sítios mais recônditos”, portanto, frisou, que estas instituições “fazem parte da nossa identidade cultural”.
“É o que nos distingue de outros povos”, reforçou o presidente do hemiciclo madeirense.
O Encontro Regional de Bandas Filarmónicas permite divulgar repertórios menos conhecidos de música filarmónica e proporciona um convívio entre os diferentes agrupamentos musicais.
A organização deste Encontro resulta de uma parceria entre a Direcção Regional da Cultura, a Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Associação de Bandas Filarmónicas da Região.