"É a cultura que nos une"
“É a cultura que nos une e esta é, provavelmente, a união mais feliz que poderíamos ter porque conjugamos a nossa história, a nossa memória com o prazer da música”. A afirmação carregada de profundo reconhecimento foi proferida pelo secretário regional do Turismo e Cultura durante o XXXVII Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da Região que decorre na Ribeira Brava.
Eduardo Jesus agradeceu à Associação de Bandas por manter a actual dinâmica e inovação e “esta magia de combinar gerações através da música que é um dos fortíssimos contributos das bandas”, disse considerando que os músicos ganham cada vez mais um posicionamento.
“Hoje não se olha para uma filarmónica como se olhava há 40 anos. Olha-se com respeito, com dignidade e, acima de tudo, com grande reconhecimento”, expressou esta tarde no centro da vila onde decorre os vários concertos, fazendo votos “que seja sempre a Ribeira Brava liderar este projecto”, concretizou.
O cartaz foi criado há 37 anos com o objectivo de proporcionar uma maior visibilidade à música filarmónica e ao trabalho desenvolvido pelas várias associações. Hoje actuaram a Banda Recreio Camponês, Banda Municipal de Machico e Banda Distrital do Funchal.