Unidade de Psicologia passa a serviço com o novo regulamento interno
SESARAM conta com 74 psicólogos dedicados aos cuidados de saúde primários, hospitalares e paliativos
O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos realizou, ontem, dia 14 de Abril, uma reunião com os psicólogos do SESARAM, uma das áreas que evolui de unidade funcional para Serviço com o novo regulamento interno.
Trata-se, conforme salienta a tutela em comunicado de imprensa, de um "reconhecimento e valorização do seu importante papel no serviço público de saúde".
A mesma nota dá conta que o SESARAM conta com 74 psicólogos dedicados aos cuidados de saúde primários, hospitalares e paliativos.
"A dinamização da formação pré e pós-graduada, intra e transdisciplinar de competências práticas de excelência na área da psicologia, constitui uma prioridade, além da actividade assistencial", destaca a mesma nota.
O SESARAM tem um protocolo com a Ordem dos Psicólogos, ao abrigo do qual são realizados os estágios obrigatórios para a obtenção de cédula profissional.
Além disso, a transversalidade de intervenção da psicologia engloba a intervenção nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) e nas equipas e grupos de trabalho multissectorial, tal como o Plano Regional para a Infância, bem como o trabalho da Equipa de Intervenção na crise para situações major e o Gabinete de Apoio e Intervenção no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e, ainda, a integração na Equipa de Apoio Psicossocial na problemática da violência doméstica.