Lançado concurso para edificar Centro Interpretativo da Pesca de Câmara de Lobos
Foi ontem publicado, em Diário da República, o concurso público para a construção do Centro Interpretativo da Pesca e do Pescador de Câmara de Lobos.
O valor base da obra da responsabilidade do município, através da qual pretende prestar uma homenagem a quem se dedica a esta que é uma das principais actividades do concelho e as suas artes de pesca, em particular do peixe-espada preto, é de 304,382.70 euros e o prazo de execução da empreitada é de 365 dias.
As propostas para o concurso devem ser entregues à Câmara Municipal de Câmara de Lobos até às 17 horas do 20º dia a contar da data de envio do anúncio do procedimento (dia 14 de Abril).
O projecto tem como objectivo a reabilitação e adaptação de um espaço interior de um edifício do séc. XVII, localizado no primeiro piso de um hotel na freguesia de Câmara de Lobos, que irá ser transformado em espaço expositivo. A intervenção prevê a recuperação de elementos originais na primeira parte do espaço junto à entrada/recepção/sala 1, e o tratamento do espaço contíguo (desnivelado) para sua adaptação ao Centro Interpretativo da Pesca e do Pescador. Não existirá nenhuma intervenção exterior que possa modificar a fachada recuperada existente, tratando-se este projecto de uma obra exclusivamente de espaços interiores da edificação em questão.
Os materiais e revestimentos propostos têm como objectivo principal manter a neutralidade (cores dos tetos, paredes cenografias e mobiliário) deste espaço interior, fazendo destacar, assim, a iluminação cénica, os conteúdos infográficos e as peças expostas. Apenas irá ser feito um apontamento de destaque na zona de transição entre a parte mais antiga recuperada e a área expositiva desnivelada, nomeadamente a rampa de acesso, toda revestida a madeira de pinho, no pavimento, divisória lateral e teto.