Madeira

Câmara de Machico recebe distinção 'pró envelhecimento'

O galardão foi atribuído pela Ordem dos Psicólogos. Na Madeira, a Câmara de Machico foi o único organismo a receber esse 'prémio' pelas boas práticas que tem vindo a implementar

None

A Câmara Municipal de Machico recebeu, esta sexta-feira, o selo 'Comunidades Pró Envelhecimento', atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. A autarquia liderada pelo socialista Ricardo Franco foi a única entidade regional a merecer esta distinção. 

Esta distinção pretende reconhecer e distinguir as comunidades “cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.”

Na cerimónia da entrega do galardão, Machico fez-se representar pela vereadora com o pelouro de Desenvolvimento Social, Mónica Vieira, bem como por uma assistente social do Gabinete de Apoio Social, Sandra Canada.

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia refere que "esta distinção traduz o reconhecimento pelas boas práticas, pelas políticas implementadas no nosso território, que visam o bem estar e a qualidade de vida dos nossos idosos". Entre essas medidas, destaque para a atribuição de um cartão de medicamentos (Abem), a formação para cuidadores informais, o programa de ajudas técnicas, a estimulação física e cognitiva para seniores e a promoção de encontros intergeracionais.