Fact Check Madeira

O Centro de Saúde da Calheta não dispõe de Raio-X?

None

Ontem, um utente do Serviço Regional de Saúde, queixou-se que a mulher, com suspeita de fractura no braço direito, vítima de uma queda de bicicleta, foi assistida no Centro de Saúde da Calheta, no entanto, por falta de um serviço de Imagiologia, nomeadamente uma máquina Raio-X, teve de transportar a esposa ao Hospital Central, Dr. Nélio Mendonça para tirar a dúvida.

O protesto do cidadão veio acompanhado de uma recordação com cerca de quatro anos e na qual lembrava a promessa do Governo Regional de instalar o equipamento na unidade calhetense. 

Será verdade que o moderno Centro de Saúde, inagurado a 17 de Setembro de 2020, ainda não tem o serviço? 

Resposta:

Sim, é verdade que o Centro de Saúde da Calheta não tem o respectivo equipamento.

E foi prometido? 

Foi! Na edição impressa de 19 de Outubro de 2019, aquando de uma visita às obras que decorriam para a requalificação do Centro de Saúde, o secretário regional da Saúde disse-o em alto e bom som tanto que autarcas eleitos pelo município também ouviram, como também o presidente do Governo Regional estava a seu lado. Nessa altura manifestava a intenção de, durante esta legislatura, ou seja até Setembro ou Outubro, poder oferecer o serviço de Imagiologia.

O tempo corre contra Pedro Ramos faltando aproximadamente cinco meses para ficar em incumprimento.

Qual o ponto da situação?

Fonte conhecedora do processo, adianta-nos que continua a valer a intenção de instalar o serviço de Imagiologia na Calheta e neste momento o processo estará em fase de aquisição do respectivo equipamento.

Quanto custou a obra?

O Centro de Saúde foi uma empreitada orçada em 3.382.624,94 euros (parte com financiamento (85%) pelo IDR e o remanescente orçamento próprio da dona da obra, a Santa Casa da Misericórdia da Calheta (15%), era há muito desejada pela população local e garante a quase totalidade dos serviços de saúde a prestar, quer a nível da unidade de Urgências, consultas médicas e cuidados continuados. 

A unidade reabriu às 21 horas do dia 16 de Setembro de 2020 e o secretário regional da Saúde marcou presença.

É verdadeiro. Há muitos anos que deixou de existir o serviço de Imagiologia, no entanto com a requalificação do Centro ficou a promessa de disponibilizar até final da legislatura.