Madeira

Lar de São Francisco deverá ser 'ampliado' para terreno cedido pela Diocese

Cedência do novo espaço, defronte da actual instalação, foi feita na condição de ser criada nova infra-estrutura ao abrigo do PRR

None

O Lar de São Francisco poderá crescer através da construção de edificio anexo defronte da actual unidade.

O terreno em causa, propriedade da Diocese, foi cedido ao Centro Social e Paroquial da Sagrada Família na condição de ser construída uma nova estrutura de acolhimento para idosos ao abrigo do PRR. Esta é a condição da cedência/doação do terreno que actualmente serve de estacionamento precário, com área superior a 1000 metros quadrados, caso contrário, a titularidade do terreno retorna à Diocese.

A expectativa da instituição é poder duplicar a actual capacidade da instituição - actualmente com 38 utentes em Lar e 20 na valência de Centro de Dia.

Dado revelado pelo director técnico do Lar de São Francisco, Eduardo Fernandes.

O Centro Social e Paroquial da Sagrada Família é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, inaugurada a 16 de Abril de 2008 - pelo então presidente da República Aníbal Cavaco Silva - fruto da iniciativa do padre Alexandre Henriques Jorge e de um grupo de leigos.

A Instituição, presidida pelo Frei Nélio Leandro Mendonça, pároco da Sagrada Família, tem como missão promover a qualidade de vida dos seus utentes, a sua saúde, autonomia e independência, orientado por um espírito cristão, solidário e humanista, em articulação com a comunidade envolvente.

A actividade do Centro Social e Paroquial da Sagrada Família visa a promoção e desenvolvimento entre todos os habitantes da Paróquia, com opção preferencial pelos mais pobres na vertente cívica e socioeducativa, tendo como objectivo implementar o sentido da solidariedade na comunidade e desenvolver acções de apoio às camadas mais carenciadas. A sua intervenção centra-se essencialmente na área de intervenção dos idosos.

Desde Março de 2008 que o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) tem vindo a apoiar o CSP Sagrada Família, tendo celebrado a 9 de Dezembro de 2022 o Acordo Atípico e Eventual nº 7/2022 com efeito a 1 de Dezembro de 2022, com a finalidade do financiamento das respostas sociais e apoio eventual para déficit de funcionamento e equipamento social: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, designada de Lar de São Francisco, com capacidade para 38 idosos (sendo 29 vagas oficiais e 9 vagas privadas); e Centro de Dia, com a capacidade para 20 idosos. Conta ainda com 42 colaboradores.