Governo Regional tem tido "cooperação e ligação bastante importante" com as Forças Armadas
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, foi esta tarde condecorado com a medalha Afonso D. Henriques - Mérito do Exército, pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão.
À margem da cerimónia que decorreu no RG3, no Funchal, o chefe do Executivo madeirense destacou a importância das Forças Armadas.
São um pilar fundamental da Nação, ou seja, algo que extravasa o próprio Estado e que faz parte da nossa história. É um pilar da nossa identidade e, neste momento, acho que é muito importante na actual conjuntura voltarmos a olhar para as Forças Armadas e para a importância dos valores da defesa e da segurança. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional
Miguel Albuquerque condecorado com medalha de Mérito do Exército
Novo Chefe do Estado-Maior no Exército atribuiu ao presidente do Governo Regional a Medalha D. Afonso Henriques
Condecoração deve-se "à postura de proximidade às actividades desenvolvidas pelas unidades da Zona Militar da Madeira"
Chefe do Estado-Maior do Exército sobre a distinção atribuída à Miguel Albuquerque
O governante madeirense destacou também que ao longo dos anos o Governo Regional tem tido sempre uma "cooperação e ligação bastante importante" com as Forças Armadas, quer no quadro das renposabilidades da defesa e segurança, mas também na colaboração da Protecção Civil.
Temos um diálogo recíproco e temos um bom entendimento. Respeitamos as nossas Forças Armadas Miguel Albuquerque
Para além da condecoração a Miguel Albuquerque, houve igualmente no RG3, a cerimónia de partida do pelotão da Zona Militar da Madeira que vai integrar a 3.ª Força Nacional Destacada numa missão da NATO, na Roménia.
Neste aspecto, o presidente do Governo Regional não tem dúvidas que os 30 militares destacados vão cumprir a missão de "forma exímia" e dignificando a Região e o país.
É mais uma missão em que estou convencido que, como aconteceu no Iraque e Afeganistão, os nossos homens e mulheres destacados vão cumprir com brio, efeciência, responsabilidade, prestigiando este regimento e a Madeira. É uma missão essencial no quadro das suas responsabilidade e atribuições da NATO Miguel Albuquerque
Vídeo ilustra cerimónia de despedida do Pelotão da Zona Militar da Madeira
A cerimónia militar de despedida do Pelotão da Zona Militar da Madeira (ZMM) que irá integrar a 3ª Força Nacional Destacada na Roménia, a decorrer no Regimento de Guarnição n.º 3, é simbolizada pela bênção e entrega da imagem de Nª Sra. do Monte, e conta com a presença várias entidades civis, militares e religiosas.