Madeira

Miguel Albuquerque condecorado com medalha de Mérito do Exército

Novo Chefe do Estado-Maior no Exército atribuiu ao presidente do Governo Regional a Medalha D. Afonso Henriques

None

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, acaba de ser condecorado, pelo novo Chefe do Estado-Maior no Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, que exerce a função desde o dia 1 de Março de 2023, com a Medalha D. Afonso Henriques – Mérito do Exército.

Uma condecoração atribuída esta tarde durante a cerimónia militar de despedida do Pelotão da Zona Militar da Madeira (ZMM) que irá integrar a 3ª Força Nacional Destacada na Roménia, a decorrer no Regimento de Guarnição n.º 3. Na sequência do despacho do CEME de 27 de Fevereiro de 2023, a condecoração é o reconhecimento pela elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais de Miguel Albuquerque, e pelo facto deste, enquanto presidente do Governo Regional, contribuir significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército na Região.

Destina-se a galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, esta medalha militar portuguesa foi criada em Outubro de 1985 com a designação de Medalha de D. Afonso Henriques - Patrono do Exército.

A cerimónia militar, que conta com a presença várias entidades civis, militares e religiosas, fica ainda marcada pelo simbolismo da bênção e entrega da imagem de Nª Sra. do Monte ao pelotão constituído por cerca de 30 militares madeirenses, que irá ser projectado no próximo mês de Maio para a Roménia. Nesta missão da NATO, no âmbito da enhanced Vigilance Activities (eVA), o pelotão madeirense irá participar em exercícios e actividades de treino com unidades congéneres, no sentido de, num contexto de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa da Aliança face aos recentes acontecimentos do Leste da Europa, ser testada a interoperabilidade das forças num contexto multinacional.

"Uma grande honra para mim receber esta distinção sendo certo que vamos continuar a colaborar com a instituição militar", disse Albuquerque ao Chefe do Estado-Maior do Exército no momento da condecoração.

Distinção que é atribuída a Miguel Albuquerque pelo seu desempenho enquanto presidente da Câmara Municipal do Funchal e do Governo Regional da Madeira.