5 Sentidos

'Partícula' de Agostinho Santos chega ao MUDAS com curadoria de Valter Hugo Mãe

Mostra é inaugurada esta sexta-feira, pelas 17 horas

None

A mostra 'Partícula' reúne 95 trabalhos de Agostinho Santos e será inaugurada amanhã, sexta-feira, pelas 17 horas, na Galeria Casa das Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. A exposição, que pode ser visitada até 14 de Julho, tem a curadoria de Valter Hugo Mãe.

Esta é a primeira exposição individual do artista e junta trabalhos de pintura, desenho e instalação. "Detentor de uma vasta obra, inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas (no país e no estrangeiro), vários prémios, Agostinho Santos nasceu em 1960 em Mafamude, Vila Nova de Gaia. Jornalista, pintor e curador independente, é diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia e coordenador do Projeto Onda Bienal e Mentor do projeto Museu de Causas / Coleções Agostinho Santos e ainda Presidente da direção de Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural", refere nota da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Valter Hugo Mãe refere que o artista "é um criador urgente, ávido, não se inibe perante tempo nem tópico, perante técnica nem resultado. Acima de tudo, imperioso é o gesto contínuo, o exercício contínuo, resistente, resiliente". "Expor na Ilha da Madeira, terra de maravilhas, declives agressivos, funduras infinitas, propôs ao trabalho de Agostinho a ideia de explorar o fragmento. Seja assumido no suporte, que tantas vezes é a sobra de um rasgão, seja na imagem circunscrita, aludindo ao corpo da ilha, lugar que comparece no meio de certo nada, o que Agostinho traz é a sua multidão para competir com qualquer perigo de isolamento ou, sobretudo, de abandono”, indica.