Carmelitas Descalços com novo provincial em Portugal
O padre Vasco Nuno da Costa foi eleito novo provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal, cujo Capítulo está a decorrer até à próxima sexta-feira no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, informou a instituição.
Vasco Costa substitui no cargo o padre Pedro Lourenço Ferreira, diretor do Secretariado Nacional de Liturgia, para o triénio que decorre até 2026. Foram eleitos como conselheiros os carmelitas Agostinho Leal, Manuel Reis, Noé Martins e João Costa.
Natural de Castelões, Vale de Cambra, o padre Vasco Costa tomou o hábito carmelita em 11 de setembro de 1993 e professou solenemente em 19 de junho de 1999, informa a Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal na sua página na Internet.
Ordenado padre em 30 de julho de 2000, exerceu os ofícios de superior nas comunidades do Funchal e Porto, tendo sido formador durante 18 anos, assumindo as diversas etapas formativas (seminário menor, postulantado, noviciado e teologado).
Em Portugal, os Carmelitas Descalços têm comunidades em Avessadas, Braga, Fátima, Funchal, Porto e Viana do Castelo.
Os frades e padres carmelitas descalços privilegiam a vida orante e comunitária, vivendo em comunidades com cerca de 4 a 5 frades. Realizam na Igreja as obras que mais lhes são solicitadas, mas privilegiam a promoção da vida espiritual, mediante a orientação de retiros, encontros de oração e casas de espiritualidade, segundo a informação disponibilizada pela Ordem.