Madeira

Nacional já afastou o Braga da Taça, mas foi em época de sonho

Madeirense Igor Pita lembra vitória dos alvinegros em 2008, com o golo de Nené, na quarta eliminatória

None
Foto Arquivo

Jogo das meias-finais entre o Nacional e o Sp. Braga disputa-se hoje no Estádio da Madeira e é um dos acontecimentos da agenda desta quarta-feira na Região.

Hoje, as atenções do desporto rei centram-se no Estádio da Madeira, onde o Nacional, única equipa da II Liga em prova, recebe o primodivisionário Sp. Braga, no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, agendado para as 19h30.

As duas colectividades procuram um lugar na final da competição. Os alvinegros nunca lá chegaram, os bracarenses já levantaram o troféu em 1965/66, 2015/16 e 2020/21.

O Nacional chega pela quarta vez às meias-finais da prova. Nas três anteriores, foi eliminado primeiro pelo Paços de Ferreira (2008/09) e depois duas vezes pelo Sporting (2011/12 e 2014/15).

Nacional e Sp. Braga já se defrontaram 43 vezes nas diferentes competições, mas apenas se cruzaram uma vez na Taça de Portugal. Foi em 2008/09, uma época histórica para o Nacional, que terminou a Liga em quarto lugar e viu Nené sagrar-se o rei dos goleadores (20 golos no campeonato e um total de 25 na temporada).

A 10 de Novembro de 2008, o sorteio juntou as duas equipas da I Divisão na quarta eliminatória. O Nacional de Manuel Machado eliminou o Sp. Braga de Jorge Jesus. O avançado Nené marcou o único golo da partida, aos 71 minutos. Nesse ano, os insulares chegaram pela primeira vez, às meias-finais da competição.

Igor Pita era o único madeirense em campo. O ex-jogador recorda o dia em que o Nacional afastou o Braga da Taça de Portugal.

Lembro-me que fui titular nesse jogo, porque quando as equipas adversárias jogavam com dois avançados, o Manuel Machado habitualmente colocava um terceiro central. Tinha de marcar o Meyong e tenho a ideia de que ele não teve sucesso na maior parte das suas acções, por isso o meu trabalho foi bem feito. Nessa altura ninguém imaginava que o Nacional ia fazer a época que fez, terminando em quarto lugar, com um plantel fortíssimo. Igor Pita, ex-jogador do Nacional

Era uma realidade distinta daquela que o clube vive actualmente, como o ex-jogador realça: "O Nacional agora na II Liga não tem uma equipa recheada de jogadores tão bons, ao contrário do Braga, que já era uma equipa forte e veio, entretanto, a impor-se ainda mais no futebol português e até internacional.”

“Tudo é possível… o Nacional tem que entrar com o pé direito”

Igor Pita considera que uma eliminatória a duas mãos pode reduzir as hipóteses da equipa madeirense. “Se fosse só um jogo, o Nacional podia apanhar um Braga mais desinspirado e acabar por aproveitar oportunidades de golo. Mas com mais uma partida, ainda por cima em casa do Braga, a eliminatória complica-se. Mas tudo é possível, o Nacional tem é que entrar com o pé direito, fazer um bom jogo em casa, tentar não sofrer golos e tentar marcar os possíveis, para poder deixar a eliminatória em aberto”, sublinha o ex-jogador alvinegro.

Para chegar a esta fase, o Nacional deixou pelo caminho Angrense (2-0), Oliveirense (3-1 após prolongamento), Tondela (1-0), Rabo de Peixe (1-0) e Casa Pia (5-2 após prolongamento).

O Sp. Braga eliminou Felgueiras (2-1), Moreirense (2-1), Vitória de Guimarães (3-2) e Benfica, o recordista com 26 cetros, nos quartos de final, no desempate por penáltis, após 1-1 no final do tempo regulamentar e prolongamento.

Técnico do Nacional diz que "responsabilidade está do lado do Sporting de Braga"

O treinador do Nacional, da II Liga de futebol, afirmou hoje que os madeirenses "não têm nada a perder" nas meias-finais da Taça de Portugal e que "as responsabilidades estão todas" do lado do Sporting de Braga.

Artur Jorge quer Sporting de Braga igual ao campeonato frente ao Nacional

O treinador Artur Jorge disse hoje querer evitar "uma abordagem menos séria" por parte do Sporting de Braga diante do Nacional, que luta pela permanência na II Liga, nas meias-finais da Taça de Portugal de futebol.

Outras iniciativas agendadas para hoje na Madeira

9h00 - Reunião Plenária n.º 50:  Debate Mensal com o Governo Regional alusivo ao tema ‘O investimento da Cultura da Madeira’ - ALRAM

9h15 – Hora de início do julgamento referente ao Processo do Monte, que vai decorrer ao longo do dia no tribunal do Edifício 2000.

10h30 - Ação de contactos da CDU com as populações das zonas altas do Funchal,
Junto à Travessa do Laranjal - Caminho do Lombo dos Aguiares

11h30 – Secretária do Ambiente, Susana Prada, visita a Torre de Vigilância do Cabo Girão.

12h00 – Município do Funchal procede à entrega dos prémios da VI Edição do ‘Concurso do Melhor Bolo de Chocolate’, com a presença da vice-presidente Cristina Pedra - Salão Nobre CMF

14h00 - Reunião da 1.ª Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude - ALRAM

14h30 - Sessão do ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’ promovida pela secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade - Auditório Municipal da Câmara Municipal do Porto Santo

15h00 - Reunião 15.ª Comissão Parlamentar de Inquérito sobre ‘O favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, pelo Presidente do Governo Regional e Secretários Regionais e obras inventadas’ - ALRAM

15h00 – Secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, participa na cerimónia de abertura da conferência: ‘Globalização, transculturalidade e integração: desafios para a saúde mental e para a educação’ - Auditório Colégio dos Jesuítas - Funchal

15h30 - Apresentação da 14.ª edição do MIUT 2023 -Hotel Aqua Natura Bay - Porto Moniz

18h00 - Conferência de imprensa de apresentação das Comemorações do Dia do Motociclista - Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta

20h30 - Concerto Músicas nas Capelas (projecto partilhado Rebeca Oliveira e Romeu Curto) - Capela de Santo António - Ponta do Sol

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 12 de abril, Dia Internacional para as Crianças de Rua, Dia Nacional do Ar e Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado:

1671 - É canonizado o jesuíta Francisco de Borja.

1774 - D. José cria a Diocese de Aveiro.

1782 -- Morre, com 84 anos, o escritor Pietro Antonio Bonaventura Trapassi, conhecido por Metastasio, o maior libretista do século XVIII.

1861 -- Início da Guerra Civil norte-americana, com o assalto das forças confederadas (do Sul) ao Forte Sumter, na Carolina do Sul.

1918 -- Grande Guerra 1914-1918. As forças alemãs tomam Armentieres, França.

1945 -- Morre, com 63 anos, o 32.º Presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt. Sucede-lhe o vice-presidente Harry Truman.

1954 - Bill Halley e os Cometas gravam "Rock Around the Clock", tema fundador do "rock'n'roll".

1955 -- A vacina contra a poliomielite é declarada segura e efetiva.

1961 - Abrilada. O general Botelho Moniz, então o ministro da Defesa, reclama ao Presidente da República, Américo Thomaz, a destituição do presidente de Conselho de Ministros, o ditador Oliveira Salazar.

- O cosmonauta soviético Yuri Alekseyevich Gagarine é o primeiro homem em órbita em redor da Terra, a bordo da nave Vostok-1.

1981 -- Primeira viagem do vaivém espacial norte-americano Columbia, tripulado pelos astronautas Robert Crippen e John Young.

1985 -- Ataque bombista à bomba, no Porto, causa a morte do industrial Gomes Martins.---

1986 - Aumenta a tensão entre os EUA e a Líbia. Navios de guerra norte-americanos concentram-se no Mediterrâneo.

1989 -- Morre, aos 67 anos, o antigo campeão de pesos pesados norte-americano Sugar Ray Robinson.

1990 - A República da Namíbia adere à Organização de Unidade Africana (OUA).

1992 -- Abertura da Eurodisney, nos arredores de Paris.

1995 - O Presidente da República, Mário Soares, condecora, com a Ordem da Liberdade, o escritor chinês Ai Qing e Chen Yongyi, tradutor de "Os Lusíadas".

1997 -- Viagem do Papa João Paulo II a Sarajevo, Bósnia.

2001 - O governo de Pequim liberta os 24 tripulantes do avião espião norte-americano, que no dia 01 aterrara na ilha de Hanan.

2002 -- O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é deposto por um golpe militar que tem o apoio da indústria petrolífera. Regressa ao poder 48 horas depois.

- Nasce a Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, conhecida por Raríssimas.---

2003 - Mais de 83% de eleitores húngaros aprovam, em referendo, a adesão à União Europeia.

2004 -- Começa o processo de despedimento coletivo na Bombardier, antiga Sorefame, na Amadora.

2005 - O grão-mestre da Maçonaria Portuguesa António Arnaut anuncia a entrega da lista de 3.600 agentes e informadores da PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, à Torre do Tombo.

2007 -- A Assembleia da República aprova, por unanimidade, o projeto comum de combate à violência doméstica.

- A deputada do PCP Odete Santos intervém pela última vez no plenário da Assembleia da República.

- Atentado suicida contra o parlamento iraquiano, em Bagdad, provoca oito mortos e 23 feridos. A célula da rede terrorista Al-Qaida no Iraque reivindica a autoria do atentado.

- Morre, com 81 anos, João Osório de Castro, escritor e dramaturgo, fundador da Casa da Comédia.

2008 - O português João Neto conquista a medalha de ouro de -81 kg dos Campeonatos Europeus de judo, em Lisboa, ao derrotar na final o holandês Guillaume Elmont com ponto de ouro, por castigo do adversário.

- Morre, aos 63 anos, o ex-presidente do Tribunal Constitucional Artur Maurício.

2009 -- Morre Mario Rivero, poeta, crítico de arte e editor colombiano, reconhecido como o precursor da poesia urbana no país. Tinha 74 anos.

2011 - Uma missão técnica da Comissão Europeia, BCE, Banco Central Europeu, e FMI, Fundo Monetário Internacional, liderada por Juergen Kroeger (CE), Rasmus Rüffer (BCE) e Poul Thomsen (FMI), inicia negociações em Portugal.

2012 - Guiné-Bissau: ao início da noite, militares mandam interromper as emissões de rádio e televisão do país, são disparados tiros nas ruas de Bissau, na véspera do início da campanha eleitoral para a segunda volta das eleições Presidenciais no país. A Embaixada de Portugal e outras representações diplomáticas são cercadas por militares. O Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, são detidos por militares.

- Os 11 arguidos do caso Portucale, ligados ao abate ilegal de sobreiros para a construção de um empreendimento imobiliário e turístico em Benavente, são absolvidos.

2013 - Os ministros das Finanças da zona euro apoiam, em Dublin, o alargamento em sete anos do prazo para Portugal e a Irlanda pagarem os empréstimos concedidos ao abrigo dos programas de ajustamento.

2014 - Tiago Romão sagra-se campeão da Europa de duplo minitrampolim júnior, no decorrer dos Campeonatos Europeus de trampolins, em Guimarães.

2016 - A comissão especial da Câmara dos Deputados do Brasil aprova o relatório que propõe a destituição (impeachment) da Presidente Dilma Rousseff.

- Morre, aos 77 anos, Francisco Nicholson, ator, dramaturgo e argumentista português. 

2017 - Cristiano Ronaldo torna-se o primeiro futebolista a atingir os 100 golos nas taças europeias de futebol, ao 'bisar' na visita ao Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões.

2018 -- Morre, aos 85 anos, Sergio Pitol Demeneghi, escritor mexicano Prémio Cervantes de Literatura em 2005.

2020 -- A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros produtores chegam a acordo para cortar a produção em 9,7 milhões de barris diários.

- Morre, aos 90 anos, Stirling Craufurd Moss, piloto britânico, quatro vezes vice-campeão mundial de Fórmula 1 na década de 1950.

Este é o centésimo segundo dia do ano. Faltam 263 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

É necessária uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira inglesa, fundadora da enfermagem moderna.