Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e Salesianos em parceria para terapia em meio aquático
No passado dia 10 de Abril, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CRESCER) assinou um protocolo de parceria com o complexo de piscinas dos Salesianos do Funchal para terapias em meio aquático direccionado à população infanto-juvenil com perturbações do neurodesenvolvimento e/ou neurológicas.
A tipologia destas sessões caracteriza-se por serem individuais com a duração de 30 minutos, à qual acresce o tempo de entrada e saída da água, bem como a higiene. Estas sessões são realizadas por uma terapeuta ocupacional, na piscina de aprendizagem do Complexo de Piscinas dos Salesianos do Funchal, com vários materiais lúdicos (como pranchas, rolos, material de sopro, bolas ou argolas) e engloba objetivos relacionados com a adaptação e autonomia no meio aquático, bem como outros aspetos do desenvolvimento neurosensoriomotor.
O meio aquático é dos ambientes mais ricos e diversos para a estimulação do desenvolvimento neurosensoriomotor nas crianças, pelo que a terapia em meio aquático, realizada por profissionais com formação especializada na área, é um meio que potencializa o neurodesenvolvimento infantil.