Madeira

Madeira vai beneficiar de financiamento europeu para implementar estratégia para o hidrogénio verde

None

O secretário regional de Economia frisou, esta manhã, que a Madeira tem uma estratégia firme para os objetivos da energia sustentável e do clima, tendo anunciado que a Região vai beneficiar de financiamento europeu para implementar uma estratégia para o hidrogénio verde, através de um projecto que permitirá “alimentar os transportes colectivos de passageiros, através de fonte eólica em hidrogénio, que será armazenada em baterias”.

As declarações de Rui Barreto surgiram na sessão de abertura da conferência sobre ‘Gestão de Infra-estruturas & Criação de Comunidades de Energia’, promovida pela empresa FirstRule. Esta empresa prepara-se para lançar um projecto pioneiro de criação da primeira comunidade de energia renovável.

A estratégia regional é alicerçada na legislação já consolidada "que o Governo vem preparando para o sector da energia, e que contribuirá para que a a Região atinja as metas a que se comprometeu, nomeadamente, os 50% de produção de energia renovável até 2025, bem como uma redução dos gases de efeito de estufa".

Rui Barreto destacou os vários programas que o Governo Regional tem vindo a alavancar para incentivar a produção de energia para autoconsumo, que actualmente já contabiliza 1.300 candidaturas aprovadas, permitindo às empresas uma redução da fatura energética, com uma capacidade instalada de 10 megawatts

Os programas de ncentivo à aquisição de veículos elétricos e abate de viaturas (PRIME-RAM e PRIAV-RAM), bem como o programa de incentivo à aquisição de equipamentos para produção de energia renovável (PRIPAER-RAM) são alguns dos exemplos. Na reprogramação dos fundos do PRR, o Governo também já sinalizou, através de uma proposta, “o objectivo de conseguirmos um reforço de 14 milhões de euros para a descarbonização dos transportes terrestres e mais 3 milhões de euros para criar eficiência em edifícios públicos e privados”.

Rui Barreto acrescentou ainda que a Região beneficiará de mais 1,5 milhões de euros do Fundo Ambiental para criar as comunidades de energia renovável, tendo mesmo adiantando que essa experiência poderá ser feitas com a Madeira Parques Empresariais.