5 Sentidos

Conservatório em destaque devido a dois projectos de investigação

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira tem dois projectos de investigação em destaque na newsletter de Março do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), INET - md, da Escola Superior de Educação do Porto, revela uma nota de imprensa. 

O primeiro projecto, intitulado ‘Modelo de Acompanhamento Pedagógico em Artes. Um percurso de sucesso’, tem como objectivo analisar e sistematizar o modelo de acompanhamento e supervisão pedagógicos na área das expressões artísticas performativas, em desenvolvimento nos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira. A equipa de investigação é composta por Natalina Cristóvão (investigadora responsável do projeto e Diretora dos Serviços de Educação Artística na Direção Regional de Educação), Carlos Gonçalves (investigador integrado do CIPEM e Presidente do Conservatório) e Paulo Esteireiro (Diretor dos Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório)".   Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira
O segundo projecto, intitulado ‘O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Preparação do Estudo e Performance Musical: uma análise exploratória com alunos e professores do ensino profissional artístico’, utiliza o Modelo de Aceitação da Tecnologia para compreender como alunos e professores percebem e utilizam as ferramentas tecnológicas para preparar o estudo e a performance artística. A equipa de investigação deste segundo projeto é constituída por Rúben Sousa (investigador responsável do projeto e psicólogo no Conservatório), Carlos Gonçalves e Paulo Esteireiro".   Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira espera que "os resultados desses projectos possam ser úteis para melhorar a educação artística na região e replicados em outros contextos, para que outras regiões do país ou do mundo possam adoptar essas práticas bem-sucedidas na educação artística".