Mundo

Saiba o que hoje é notícia

None

A circulação na linha Azul do Metropolitano de Lisboa é restabelecida hoje a partir das 06:30, antes do previsto, após uma interrupção de três dias para instalação do novo sistema de sinalização.

Segundo anunciou no domingo a empresa, a reabertura antes da data inicialmente prevista resulta "dos esforços desenvolvidos pelo Metropolitano de Lisboa no sentido de minimizar os constrangimentos causados aos clientes pelo encerramento por três dias da linha Azul".

A linha Azul, que liga as estações de Santa Apolónia (Lisboa) à Reboleira (Amadora), esteve encerrada desde sexta-feira para a realização de um conjunto de intervenções para a instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios denominado Communications-Based Train Control (CBTC).

Na quinta-feira, o Metropolitano de Lisboa previa que a circulação fosse apenas retomada na terça-feira.

Hoje, também é notícia:

DESPORTO

Gil Vicente e Desportivo de Chaves defrontam-se em Barcelos, no derradeiro jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, à procura de regressarem às vitórias.

O Gil Vicente ocupa o 13.º lugar, com 30 pontos, a dois do Desportivo de Chaves, que segue no 12.º posto.

Apesar de não vencer há três jornadas, a formação de Barcelos arrebatou um empate 0-0 na receção ao Sporting, no último jogo para o campeonato.

A equipa de Chaves saiu derrotada do terreno do Sporting de Braga, no último encontro.

O encontro entre minhotos e transmontanos está marcado para as 20:15, no Estádio Cidade de Barcelos, e vai ser arbitrado por Manuel Mota, da associação de Braga.

INTERNACIONAL

Assinala-se hoje o 25.º aniversário do Acordo de Belfast, também conhecido por Acordo da Sexta-feira Santa, mediado pelos Estados Unidos e que pôs fim a três décadas de violência entre católicos republicanos e protestantes unionistas na Irlanda do Norte.

O conflito sangrento entre os partidários da manutenção do território no Reino Unido (protestantes unionistas) e os defensores da reunificação das duas Irlandas (católicos republicanos) causou cerca de 3.500 mortos e 40.000 feridos.

O 25.º aniversário do acordo de paz está a ser marcado pelo boicote do Partido Democrata Unionista (DUP) ao governo e assembleia regionais, que estão suspensos desde 2022.

Na origem deste impasse está a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido como 'Brexit', e o impacto nas relações comerciais. O recente acordo-quadro de Windsor negociado entre Londres e Bruxelas facilitou a circulação de produtos, mas o DUP continua insatisfeito.

A Polícia da Irlanda do Norte avançou na quinta-feira ter recebido informações credíveis sobre planos de grupos de dissidentes do IRA (Exército Republicano Irlandês) para um potencial ataque esta segunda-feira, na véspera da chegada do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Belfast para marcar o aniversário do acordo de paz.