Diocese de Lisboa reúne-se hoje para propor medidas sobre abusos
A Diocese de Lisboa vai reunir-se hoje e deverá anunciar na sexta-feira uma decisão sobre as denúncias de abusos sexuais na igreja identificadas pela Comissão Independente, disse hoje o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.
"Hoje vamos ter a reunião da Comissão Diocesana (...) para propor ao senhor patriarca as medidas que acha ela que devem ser aplicadas", afirmou aos jornalistas à margem de uma iniciativa, em Lisboa.
No que diz respeito a Lisboa, a lista é hoje entregue à Comissão Diocesana e nos próximos dias este organismo vai recomendar ao cardeal patriarca o que deve fazer em relação a cada uma das pessoas que constam no documento, precisou o bispo.
"Isso significa que se a comissão disser que as pessoas A, B e C devem ser afastadas do exercício público do ministério, elas serão", acrescentou.
Questionado pelos jornalistas sobre a suspensão preventiva de sacerdotes, o prelado explicou que os documentos oficiais do Vaticano dizem que não deve ser usada a expressão "suspensão", porque implica uma pena e um processo, mas que na prática, para entendimento do cidadão comum, é o que acontece.