Madeira acolhe ‘Vinculum Project Day’
A sessão de abertura do ‘Vinculum Project Day’ está a decorrer no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e conta com a presença de Nuno Mota, director regional da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) e de Maria de Lurdes Rosa (Projecto Vinculum).
A iniciativa, com entrada livre, está inserida no projecto Vinculum, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).
De recordar que foi firmado um protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura com a Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA/FCSH) que prevê a colaboração da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) para a concretização do projecto chamado Vinculum - ‘Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe 14th-17th centuries)’, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) e que está a ser desenvolvido no âmbito do Instituto de Estudos Medievais, da referida faculdade.
O protocolo tem por base a documentação à guarda da DRABM, nomeadamente o fundo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas da Madeira, e informação arquivística que é de relevante interesse no âmbito da investigação levada a cabo pelo projecto Vinculum.
O director regional da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira revelou que já foi partilhado com o Projecto Vinculum "um total de 1.600 registos descritivos", sendo que "441 já estão devidamente normalizados". Além disso, adiantou que, "até ao momento, foi restaurado um conjunto de 1.470 fólios desta série documental".
Na oportunidade, frisou que os arquivos são “um auxílio à ciência e à história".
A coordenadora do Projecto Vinculum, Maria de Lurdes Rosa, destacou o facto de este ter sido um dos "mais interessantes protocolos" celebrados, que beneficia "ambos os lados", além do "projecto e do conhecimento histórico".
Nós conseguimos assegurar o restauro dos documentos, uma ínfima parte, mas temos que começar por algum lado". Maria de Lurdes Rosa
E acrescentou: "Neste momento temos cerca de 600 vínculos da Madeira introduzidos na base e temos expectativa de receber mais descrições".
No total estão previstas quatro apresentações do Projecto Vinculum em várias zonas de Portugal.
Aqui na Madeira é especial, porque conseguimos desenvolver uma colaboração muito boa com o Arquivo Regional e também com a Diocese e a Paróquia da Machico. Nós temos um protocolo com o Arquivo que é excepcional, porque eles dão os documentos que já estão inventariados, que de outra maneira não conseguiríamos alcançar e em contrapartida custeamos o restauro de vários documentos". Maria de Lurdes Rosa
Ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas no âmbito do ‘Vinculum Project Day’.
Seguem-se várias comunicações que culminarão, pelas 11h30, com uma visita orientada à Direcção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM.
Durante a tarde, as comunicações decorrem no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, a partir das 15 horas.
Para finalizar o ‘Vinculum Project Day’ será apresentado, às 19 horas, na Igreja Paroquial de Machico, o livro das capelas após o restauro, com intervenções de D. Nuno Brás, bispo do Funchal, do cónego Manuel Ramos, pároco de Machico, e Maria de Lurdes Rosa (Projecto Vinculum).
O projecto tem como objectivo conceptualizar e explicar o fenómeno vincular nas sociedades medievais e modernas da Europa do Sul.
Depois de Loulé, o segundo ‘Vinculum Project Day’ é organizado em colaboração com a Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, no âmbito da parceria/protocolo entre a SRTC/DRABM e o projecto VINCULUM.