Daniel Sousa vê jogo do Marítimo como o "mais importante" ao leme do Gil Vicente
O treinador do Gil Vicente, Daniel Sousa, afirmou hoje que o encontro de domingo com o Marítimo, da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, é "talvez o mais importante" desde que orienta os barcelenses.
Oficializado como substituto de Carlos Cunha em 16 de novembro de 2022, o técnico, de 38 anos, conduziu os 'galos' a cinco vitórias, dois empates e duas derrotas entre as rondas 14 e 22 do campeonato, mas avisou que os madeirenses também se encontram "numa fase ascendente", após o triunfo na receção ao Santa Clara (3-1), na jornada anterior.
"É talvez o jogo mais difícil e mais importante desde que cá cheguei, pelo momento das duas equipas, pelo momento do Marítimo, que se encontra numa fase ascendente, à custa de uma organização e de um trabalho que é visível. Vêm de uma vitória que lhes deu a motivação para continuarem a escalada na tabela", disse, na antevisão ao desafio marcado para as 15:30, em Barcelos.
O 'timoneiro' assumiu que a distância do Gil Vicente, 13.º classificado, com 26 pontos, para a 16.ª posição, a do play-off de manutenção, precisamente ocupada pelos insulares, com 16, "começa a ser confortável", mas prometeu uma equipa "em alerta" para o embate de domingo.
"O nosso objetivo é procurar o conforto o mais rapidamente possível, porque nos pode permitir uma margem de manobra e de conforto que não temos tido até agora. A distância começa a ser confortável, mas estamos em alerta", disse, lembrando o triunfo na visita ao Casa Pia (3-1) a fechar a primeira volta e a derrota na jornada seguinte, na visita ao Paços de Ferreira, lanterna-vermelha (2-1).
Apesar do ciclo de quatro jornadas sem derrotas, 'coroado' com o triunfo no Estádio do Dragão, perante o FC Porto (2-1), Daniel Sousa rejeitou "excesso de confiança" no seio do grupo de trabalho, prometendo, antes, uma equipa pronta para superar a "intensidade" que o conjunto treinado por José Gomes possa apresentar.
A propósito do regresso do lateral direito Carraça e do médio Vítor Carvalho às opções, depois de ausentes no embate com os 'dragões', o técnico salientou que é "bom ter opções" para "pensar os jogos de forma mais estratégica", ainda que os "desempenhos" de quem esteve em campo frente aos 'azuis e brancos' tenham sido "muito bons".
O Gil Vicente, 13.º classificado, com 26 pontos, recebe o Marítimo, 16.º, com 16, no domingo, às 15:30, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.
FC Porto obrigado a vencer em Chaves na I Liga
Marítimo defronta amanhã o Gil Vicente, às 15:30 horas