Verdes ultra luminosos
Os semáforos verdes estão a prejudicar os condutores, fruto de alterações feitas nos últimos anos, quando as lâmpadas passaram a led.
A luz emitida é mais intensa e prejudica a visibilidade. Tudo bem que levou a uma elevada poupança no que se refere ao consumo energético, mas, esta luz é demasiado forte e bem que podia ser reduzida para metade (levando ainda a mais poupança). Temporariamente podem ser colocados filtros, para reduzi-la...
Um "sinal" verde, não tem de ser visível, literalmente a 5 km de distância (ou mais)... 50 metros já seriam mais do que suficientes! Até na verdade, se passarmos por ele sem o ver, ao contrário do sinal vermelho, não tem problema.
Seja pelos túneis, ou estradas dentro da localidade onde são mais comuns, ao passar por eles temos de desviar os olhos da luz encadeante, que nos tira a visibilidade do que está por detrás do sinal: seja um peão, animal, obstáculo, etc... e que pode colocar em perigo a condução, devido a uma entrada inadvertida para a faixa de rodagem. Eu, à noite, até costumo baixar a "pala do sol", para não estar sempre a ser incomodado por estas e outras luzes, de cima para baixo. Estas, além de sinalizar e iluminar, também encadeiam, prejudicando a condução, reduzindo a visibilidade e gerando cansaço no condutor.
Que esta crítica - que espero construtiva - seja um alerta para os condutores e traga luz (verde), aos responsáveis pela sinalização.
Duarte Sousa Melim