Escritora Joana Gama pela primeira vez no Funchal
A pianista Joana Gama visita hoje pela primeira vez o Funchal para apresentar seu espectáculo 'As árvores não têm pernas para andar', na Feira do Livro do Funchal
Assim, em dose dupla, a pianista irá promover dois concertos: hoje, às 15 horas, e no sábado, às 11h, no Largo da Restauração.
Este espetáculo tem música original de João Godinho, ilustrações de Francisco Eduardo e a co-produção do Teatro Municipal do Porto, Fundação Lapa do Lobo, São Luiz Teatro Municipal, CAE Sever de Vouga, Centro Cultural Vila Flor.
De acordo com o título do espectáculo, este basei-se nas árvores e com este concerto a pianista dá a conhecer histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores "com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano", conforme explica a nota de imprensa.
"Ao piano, que é uma espécie de brinquedo, ou pelo menos parece, Joana Gama toca e conta histórias de árvores que não podem fugir mesmo que tenham medo. Rodeada por árvores feitas de cubos em cartão, a pianista monta e desmonta a sua floresta, viaja de árvore em árvore, como se o cenário fosse um jogo de legos. Se as árvores não caminham até nós, Joana vai até elas: a fazer quilómetros num piano muito pequenino, mas com muito(s) andamento(s)", conforme explica a nota de imprensa.
Mais sobre a pianista:
Joana Gama é pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos, quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro e da fotografia. Doutorada pela Universidade de Évora, dedicou-se nos últimos anos ao estudo e divulgação da obra de Erik Satie, nomeadamente em performances longas da peça Vexations.