'Feira das Trocas" incentiva economia circular na Ribeira Brava
Iniciativa, promovida pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, decorreu esta segunda-feira
A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, realizou esta segunda-feira, 27 de Março, a primeira 'Feira das Trocas', uma iniciativa do projecto 'Mare Nostrum' daquele estabelecimento de ensino.
"Esta actividade teve por principal finalidade a sensibilização para a importância da economia circular, conceito que preconiza a valorização dos recursos numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, permitindo a sua valorização mediante a respetiva partilha e reutilização", explica a organização em comunicado de imprensa.
A acção contemplou uma fase de recolha, que decorreu entre os dias 6 e 23 de Março, período no qual os alunos e demais elementos da comunidade educativa puderam deixar os seus contributos na “caixa das trocas”, sendo-lhes atribuídos “créditos Eco”, tendo em vista a sua posterior utilização na 'Feira das Trocas', na proporção dos artigos cedidos.
Livros, jogos de tabuleiro, material escolar não usado, CD e DVD foram os artigos mais angariados. De destacar a grande procura pelos livros de literatura infantojuvenil, nomeadamente de banda desenhada.
Segundo os docentes coordenadores daquele projecto na básica e secundária da Ribeira Brava, a mensagem inerente à concretização da acção alcançou parte significativa da comunidade escolar.
“O desenvolvimento sustentável é o único que faz sentido numa perspectiva de harmonização ecológica, social e económica. Temos todos de nos consciencializar que somos parte essencial da solução e, como tal, devemos constituir agentes ativos na dinamização da economia circular, porque fazemos parte de um sistema fechado no qual os recursos são finitos e limitados, motivo pelo qual têm necessariamente de ser valorizados ao máximo, sob pena de estarmos a hipotecar o futuro das gerações vindouras", sublinham as docentes citadas na nota remetida às redacções.