Madeira

PAN Madeira afirma que existe "muita coisa errada nesta situação dos gatos do Pico Ruivo"

None

Através de um comunicado enviado, a responsável pela área animal do PAN Madeira, Fabiana Nóbrega, refere que "tem muita coisa errada nesta situação dos gatos do pico Ruivo".

Fabiana Nóbrega começa por referir que o primeiro ponto da resolução do problema é o "respeito à vida" quer seja dos gatos ou até mesmo da Freira-da-Madeira. "Quando este não existe, tem qualquer coisa de grave que precisa ser resolvido". A responsável pela área animal do partido critica a secretária regional do Ambiente, Susana Prada, afirmando que quando confrontadas com alguma situação, "a sua primeira decisão é mandar matar os animais".

A Sr.ª Secretária do Ambiente no decorrer do seu mandato já faz lembrar a rainha de copas na Alice do País das Maravilhas, tantas são as vezes que quando confrontada com alguma situação, a sua primeira decisão é mandar MATAR os animais. Será V. Exa Secretária Regional do Ambiente ou Secretária Regional das Extinções? Fabiana Nóbrega, responsável pela área animal do PAN Madeira

"Outra situação Sr.ª Secretária, não sei se sabe, mas eutanasiar animais saudáveis é crime ético e moral. Portanto, façam o que está na lei e comecem a penalizar quem não o faz", refere o comunicado.

Desta forma, Fabiana Nóbrega sugere que em vez de eutanasiar os gatos, estes deveriam ser capturados e colocados em colónias devidamente sinalizadas, com a orientação e despiste de doenças por um veterinário. "Os gatos também correm outro tipo de perigos dado a outros animais selvagens que se encontram no espaço, como por exemplo aves de rapina e até roedores entre outros... que apresentam igualmente viroses que os pode colocar em perigo".

É ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e veterinários da Direção de Serviços de Desenvolvimento da Pecuária, e à Secretária Regional, que falta de bom senso, falta paciência ou “pachorra” para resolver a situação como deve ser e mostrar que realmente a Ilha da Madeira é um lugar desenvolvido e que trata os animais com o humanismo e respeito que todos os Seres Vivos merecem. Fabiana Nóbrega, responsável pela área animal do PAN Madeira

Ainda assim, a responsável afirma reconhecer que a Freira-da-Madeira é uma ave endémica e uma das aves marinhas mais raras do mundo. "O PAN entende e acompanha a importância da sua protecção. Mas de movo algum isso é motivo para matar outro ser vivo".

Relativamente à posição do Provedor do Animal, Fabiana Nóbrega refere que João Henrique de Freitas "saiu da secretária e falou - disse e no dia seguinte desdisse-se".

Espantou-nos? Não! Pois, ao fim de três anos de provedoria de cadeirão temos a certeza de que serão mais as pessoas / associações a que foi negado apoio no decorrer do seu mandato do que aquelas que foram apoiadas, pois é nítida a sua “imparcialidade” em relação aqueles que lhe convém. Fabiana Nóbrega, responsável pela área animal do PAN Madeira

"O PAN está farto duma provedoria de “tachos” e “cadeirões” onde reclamar de vez em quando para não se esquecerem de si é o suficiente e claro agradar a quem lhe arranjou o tacho", lê-se no comunicado.

"Preocupem-se realmente com os animais e façam por eles o que é o melhor, que eles não têm culpa nenhuma que alguns seres humanos, não tenham noção do que é a ética e empatia por aqueles que conosco partilham o planeta", conclui.