ANIMAD em negociações com Secretaria do Ambiente para recolher gatos das serras
A ANIMAD Madeira está em negociações com a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas para recolher os gatos das serras para o seu abrigo.
Segundo uma nota colocada nas redes sociais da associação, é explicado que desde que a ANIMAD Madeira tomou conhecimento sobre os gatos eutanasiados pelo Governo Regional entrou em contacto com entidades para demonstrar o "desagrado" perante a situação, pois segundo a mesma, "não se pode de maneira alguma proteger uma espécie prejudicando outra".
Sara Ricardo , 20 Março 2023 - 18:44
Foi uma atitude precipitada das nossas entidades sem dúvida mas para nós, o que mais importa é encontrar soluções para o bem-estar e a vida dos animais. ANIMAD Madeira
Assim, a associação afirma colocar-se à disposição para ajudar as entidades acabando por receber uma resposta positiva. "A ANIMAD já está na fase de pedidos de orçamentos para a construção de um gatil no seu abrigo para abrigar todos estes animais e esperamos que, brevemente, possamos recolher todos estes animais. Até lá, temos a promessa que mais nenhuma eutanásia será praticada", lê-se na publicação nas redes sociais.
Desta forma, "todos os gatos" recolhidos serão encaminhados para clínicas, onde posteriormente vão ser esterilizados/castrados, vão receber um chip e depois entregues ao abrigo desta associação. "Ficarão num espaço livre, em contacto com a Natureza, mas privados de atacar outras espécies", acrescenta a ANIMAD.
"Esta é a solução que encontramos, não só para ajudar os gatos abandonados pelo Homem que nisto tudo são os verdadeiros inocentes, como também em colaborar com quem nos tem ajudado durante estes últimos anos com meios financeiros para a causa animal", conclui.