Madeira

Investimento de um milhão de euros dota Instituto de Qualificação de 'Laboratório Indústria 4.0'

Nova estrutura foi co-financiada em 85% por fundos comunitários

None

O Instituto para a Qualificação (IQ) inaugura, hoje, o ‘Laboratório Indústria 4.0’, um investimento a rondar um milhãode euros, co-financiado em 85% pelo Programa Madeira 14-20, FEDER (comparticipação de 873.581 euros). O remanescente do custo total elegível, cerca de 150 mil euros (15%) é suportado pelo Orçamento Regional.

Trata-se de uma nova estrutura que vem dar resposta à tendência crescente de as empresas se estarem a ajustar à Indústria 4.0, que passa pela digitalização e pelo funcionamento em rede (as chamadas ‘fábricas inteligentes’).

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside à cerimónia de inauguração deste novo serviço, nas instalações do Centro de Formação Profissional, à estrada Comandante Camacho de Freitas.

Com esta nova infra-estrutura, o IQ vê assim aumentada a possibilidade de adequar mais rapidamente a sua oferta formativa aos novos referenciais disponibilizados no Catálogo Nacional das Qualificações, nas áreas da Indústria 4.0, uma vez que dispõe agora de 4 novas salas de formação tecnológica, nomeadamente: sala de Automação, sala de Eficiência Energética, sala de Pneumática e Hidráulica e sala de Robótica e Sistema 3D.

O que permitirá que, em simultâneo, estejam em formação 64 formandos (4 turmas).

Realça-se o facto de ser já possível realizar no Centro de Formação Profissional da Madeira do IQ, com recurso a este Laboratório, o curso pós-secundário, de nível 5, de Técnico Especialista de Manutenção Industrial/Mecatrónica, inserido na tipologia “Aprendizagem +”, que é uma das várias novidades da Oferta Formativa do próximo ano lectivo, disponível em www.madeira.gov.pt/iq.

Este “Laboratório Digital Indústria 4.0” possibilitará, ainda, ao IQ promover formação tecnológica de excelência aos cursos profissionais e de aprendizagem que actualmente ministra, tais como: Técnico/a de Mecatrónica; Técnico/a de Instalações Eléctricas; Técnico/a de Electrónica e Telecomunicações; Técnico/a de Electrónica, Automação e Computadores e Técnico/a de Mecatrónica Automóvel e que incluem unidades de formação de curta duração que abordam temáticas que vão desde a área da Automação e Pneumática, Redes de Automação e Consolas Tácteis, Autómatos Programáveis, Hidráulica, Técnicas Industriais de Comando, Controlo e Regulação de Máquinas Eléctricas e Robótica.