Governo está a "fazer tudo" para garantir substituição de cabos submarinos rapidamente
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou hoje que o Governo está a "fazer tudo" para garantir que a substituição dos cabos submarinos que ligam o continente às ilhas seja feito rapidamente.
O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito de uma audição regimental.
"Os cabos submarinos que ligam o continente às regiões autónomas, estão também no centro das nossas prioridades" e o Governo "está a fazer tudo para garantir a substituição desta infraestrutura o mais rapidamente possível", afirmou João Galamba.
"Os procedimentos de contratação pública necessários à implementação do Anel CAM [Continente-Açores-Madeira] já foram lançados pela IP [Infraestruturas de Portugal], tendo o prazo para apresentação de propostas terminado recentemente", referiu o ministro.
As novas ligações submarinas vão permitir, além das comunicações, fazer a detetação sísmica, a interligação entre redes científicas e a monitorização ambiental.
Para garantir a coesão territorial e a valorização dos territórios do interior, o Governo pretende assegurar o acesso a redes de capacidade muito elevada através da cobertura de todos os agregados familiares por uma rede Gigabit até 2030, correspondendo também aos objetivos da Década Digital da Europa, referiu.
"Estamos a articular com a Comissão Europeia a implementação de redes de capacidade muito elevada nas chamadas 'áreas brancas'", onde não existe rede de Internet, disse.
O próximo passo é avançar para o lançamento dos concursos públicos.