Jair Bolsonaro cita momento difícil na cerimónia que oficializou papel político da sua mulher
Com lágrimas nos olhos e voz embargada, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro falou hoje que atravessa momentos difíceis durante a cerimónia de posse da sua mulher, Michelle Bolsonaro, à frente da divisão feminina do Partido Liberal (PL).
O político da extrema-direita brasileira, que está nos Estados Unidos da América desde 29 de dezembro após perder a reeleição para o atual Presidente, o progressista Luiz Inácio Lula da Silva, abriu o evento numa participação virtual.
"Hoje é um dia muito especial. Estamos ai com o PL Mulher. Obviamente que eu gostaria de estar presencialmente nesse evento ao lado da minha esposa e da minha família, mas a vida se faz em momentos felizes e momentos tristes" disse o ex-presidente.
"Tudo passa a ser ensinamento para nós. Creio eu que esse momento difícil para todos os brasileiros teria que ser dessa forma. Por vezes temos que sofrer para darmos valor ao que está em nosso lado", completou.
Nas últimas semanas, Bolsonaro esteve na mira das autoridades brasileiras devido ao escândalo causado por algumas joias que teriam sido doadas a si e à sua mulher, Michelle Bolsonaro, pelo Governo da Arábia Saudita.
O caso ganhou ampla repercussão pois há suspeitas de que a entrada no país dessas joias - que deveriam fazer parte do património público nacional brasileiro - foi feito de forma irregular e sem a devida declaração ao fisco.
No meio da polémica, o ex-presidente mantém-se numa espécie de "auto-exílio" que, segundo disse, pretende pôr fim ainda em março com o seu regresso ao Brasil.
A ex-primeira-dama, que se manteve discreta durante a gestão Bolsonaro, começou a participar na política durante a frustrada campanha de reeleição do marido para aumentar os votos femininos na candidatura do ex-presidente, conhecido por seus comentários machistas e misóginos.
Atualmente, Michelle Bolsonaro é apontada como uma das possíveis líderes da extrema-direita brasileira e diversos especialistas apontam a sua candidatura nas eleições de 2026.