'Barroco a Norte' termina no Seixal
Igreja do Seixal recebe amanhã, sábado, às 19h30, o último de um ciclo de três concertos promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura
A Igreja do Seixal recebe amanhã, sábado, pelas 19h30, o último concerto do ciclo 'Barroco a Norte', promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura.
Trata-se de um ciclo de concertos, com entrada livre, em três igrejas da costa Norte da ilha. O primeiro concerto aconteceu a 4 de Março, na Igreja Matriz de São Jorge. Seguiu-se, a 11 de Março, a Igreja de São Vicente, terminando amanhã, na Igreja do Seixal.
'Barroco a Norte' visa, não só dar a conhecer a música barroca, como também contribuir para o objectivo que tem pautado a actuação da Secretaria Regional de Turismo e Cultura: o da descentralização cultural.
Há que recordar ainda que este ciclo de concertos conta com a colaboração da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade que, desde 2013, gere a Orquestra Clássica da Madeira, e a Associação Orquestra Clássica da Madeira. Nestes eventos em que, tal como o nome indica, será privilegiada a música barroca, actuaram nos concertos anteriores, um grupo afecto à AOCM, o Funchal Baroque Ensemble, e amanhã actuará um grupo afecto à ANSA, nomeadamente, o Ensemble Madeira XXI.
O Ensemble XXI nasceu no seio da Orquestra Clássica da Madeira, e tem como objectivo interpretar obras para pequena orquestra de cordas, sobretudo, de compositores do século XX e século XXI. No entanto, ao longo do seu percurso tem também interpretado obras de outros períodos da história da música. Dentro do repertório abordado por este grupo, encontramos desde compositores nacionais como Joly Braga Santos, Vianna da Mota a compositores europeus como Turina, Britten entre outros. Numa abordagem mais leve, o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington.
Constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica da Madeira, o Ensemble XXI já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo, assim como no Festival de Música da Madeira. É constituído por 6 Violinos, 2 Violas, 2 Violoncelos e 2 Contrabaixos.
Direcção Musical – Yuriy Kyrychenko
Músicos
Yuriy Kyrychenko – Violino
Elena Kononenko – Violino
Olga Proudnikova – Violino
Vladimir Proudnikov – Violino
Maxim Taraban – Violino
Anahit Dalakyan – Violino
Rostyslav Kuts – Viola
Treneddy Maggiorani – Viola
Stella Silvian – Violoncelo
Mikolaij Lewkowicz – Violoncelo
Marcello Romagnuolo – Contrabaixo
Tiago Vaz – Contrabaixo
Giancarlo Mongelli – Cravo
Programa do concerto
António Pereira da Costa [1698-1770] - Concerto nº 2
I. Preludio Largo
II. Allegro
III. Adagio
IV. Allegro
V. Minuetto Allegro
António Pereira da Costa [1698-1770] - Concerto nº 6
I. Largo
II. Allegro
III. Adagio
IV. Allegro
V. Giga
Ottorino
Respighi [1879 - 1936] - Ancient Airs and Dances, Suite No. 3 (1932)
I. Italiana
II. Arie di corte
III.
Siciliana
IV. Passacaglia