Escola Gonçalves Zarco debate 'Diversidade Cultural'
Realizou-se na passada quarta-feira, 15 de Março, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a palestra 'Diversidade Cultural', apresentada pela Associação Diáspora no mundo, numa parceria com o grupo de geografia da escola, na pessoa dos professores Solana Gomes e Pedro Costa.
Contando com a presença de um grupo de convidados, com apresentação do duo Sandra & Ricardo e com uma sala de sessões repleta de professores e alunos do 8.º ano de escolaridade, "foi um momento único do testemunho de muitas histórias de vida, mostrando resiliência, espírito de sacrifício e, acima de tudo, a luta pela conquista dos sonhos", diz a direcção da escola.
Assim, os presentes na sala ouviram as diferentes intervenções dos nossos emigrantes de vários cantos do mundo, ficando a par das razões que estiveram na base da sua saída da nossa ilha, a forma como se adaptaram a um país diferente, com língua, cultura, religião, usos e costumes também eles diferentes da realidade madeirense, e também o que motivou essas mesmas pessoas a regressarem ao lugar onde nasceram. O evento teve, igualmente, testemunhos de imigrantes de outros países, que por razões várias saíram do seu país de origem à procura de melhores condições de vida, sendo que encontraram na Madeira um porto seguro e um lugar melhor para viver. O evento foi muito dinâmico, com vários momentos musicais e de danças do mundo, o que resultou numa boa interação cultural entre os palestrantes, docentes e discentes. Ricardo Barcelos, presidente da direcção executiva