Aires Gameiro 75 anos de Consagração de Irmão de São João de Deus
Foi em 1948 que Aires Gameiro fez a sua profissão religiosa como Irmão de São João de Deus.
No próximo dia 19 de março haverá uma Celebração – Ação de Graças pelo Jubileu dos 75 anos de consagração do Irmão Pe. Aires Gameiro, O.H, cuja Eucaristia será presidida por D. Serafim Ferreira e Silva – Bispo Emérito de Leiria – Fátima.
Não poderia deixar de estar presente!
Tenho orgulho de ser seu amigo há mais de vinte anos.
O Padre Doutor Aires Gameiro, Irmão de São João de Deus – congregação que ao longo dos séculos tantos serviços prestou ao povo português - além de licenciado em Teologia e Psicologia e doutorado em Teologia Pastoral da Saúde, com várias Pós-graduações, é membro da Academia Portuguesa de Historia e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Investigador e Cientista de âmbito universitário. A par, conforme as regras da Ordem de São João de Deus, aceitou desempenhar funções diretivas hospitalares, sempre marcadas por uma alta competência no campo da saúde e por um brilhante desempenho no campo da gestão.
Ao mesmo tempo que estamos a celebrar 75 anos da sua consagração de Irmão de São João de Deus, estamos também a reviver as centenas de viagens por todo o mundo, em missões de trabalho e visitas culturais; milhares de paginais escritas em livros, artigos de jornais e revistas; dezenas de conferências sobre diversa temática e em vários países; participações assíduas em eventos nacionais e internacionais de especial relevância, ligados à sua Ordem Hospitaleira e a múltiplas instituições científicas e religiosas; leitor compulsivo; dono de uma memória prodigiosa e de uma curiosidade incorrigível e de uma personalidade insaciável na busca do saber profundo.
Deixo aqui o meu registo sobre este grande homem.
A sua vocação universal ao amor de Deus e ao próximo no mundo atual, até porque são imensas as interrogações e solicitações, é um extraordinário testemunho. A vida religiosa, cuja regra suprema é seguir o exemplo de Cristo proposto pelo Evangelho, com o seu exemplo, demonstra que continua válida e de flagrante atualidade.
Muito obrigado e bem-haja Sr. Padre e Irmão Aires Gameiro.
Tomás Freitas