Óscares são hoje anunciados e português 'Ice Merchants' tenta um prémio inédito
A curta-metragem de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, procura hoje à noite, em Los Angeles, um prémio nos Óscares, numa cerimónia em que o filme favorito e o mais nomeado é "Tudo em todo o lado ao mesmo tempo".
Os Óscares, prémios norte-americanos de cinema, celebram hoje a 95.ª edição, em Los Angeles, Califórnia, madrugada de segunda-feira na Europa, numa cerimónia que poderá ser histórica para Portugal, se "Ice Merchants" vencer o prémio de melhor curta-metragem de animação.
O filme de João Gonzalez, sobre laços familiares e perda, chega a Hollywood com dezenas de prémios, entre os quais um recorde de nove distinções em festivais qualificantes para os Óscares.
Este ano, "Tudo ao mesmo tempo em todo o lado", uma produção independente de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, uma comédia de ficção científica sobre universos paralelos, mas que na verdade é sobre os problemas mundanos de uma família a desintegrar-se, é o filme favorito.
Está indicado para os Óscares de Melhor Filme ou Realização e também nas categorias de representação, nomeadamente para Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan.
Para o Óscar de Melhor Filme, estão também nomeados "Os espíritos de Inisherin" (Martin McDonagh), "Os Fablemans" (Steven Spielberg), "Tár" (Todd Field), "A oeste nada de novo" (Edward Berger), "Top Gun: Maverick" (Joseph Kosinski), "Elvis" (Baz Luhrmann), "Avatar: O caminho da água" (James Cameron), "A voz das mulheres" (Sarah Polley) e "Triângulo da Tristeza" (Ruben Ostlund).
Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.
Este ano, os nomeados denotam um compromisso entre cinema de autor e independente e grandes produções, sobretudo com filmes estreados nas salas de cinema e que obtiveram substanciais resultados de bilheteira, nomeadamente as sequelas de "Top Gun" e "Avatar".
A cerimónia será conduzida pelo apresentador Jimmy Kimmel e a organização conta que seja esquecido o incidente do ano passado, quando o ator Will Smith agrediu Chris Rock, o anfitrião, em palco.
Na entrega das estatuetas douradas estarão, entre outros, Nicole Kidman, Glenn Close, Ariana DeBose, Andrew Garfield e Jessica Chastain, e atuações de Rihanna e Lenny Kravitz.