Jorge Carvalho falou sobre importância da educação não formal
A reunião contou com sala preenchida de conselheiros, entre os quais representantes das associações juvenis e estudantis, das organizações de juventude dos partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, dos Conselhos Municipais de Juventude e de outros organismos públicos e privados com atuação transversal no setor da juventude.
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, falou sobre a importância da educação não formal, tema abordado naquela sessão e que resulta das informações, sugestões e motivações transmitidas pelos jovens, quer nas reuniões anteriores, quer noutros espaços de debate promovidos pela Direcção Regional de Juventude.
O nosso percurso assenta essencialmente no aspecto curricular, que nos leva depois a diferentes patamares de formação. No entanto, cada vez mais as próprias organizações, particularmente ao nível do ensino superior, dão relevância ao currículo não formal, ou seja, todas as experiências que ocorrem fora do âmbito escolar são valorizadas. Esse portfolio de acções é, por isso, importante ao nível académico e ao nível profissional". Jorge Carvalho
Neste contexto, assistiram-se a duas prelexções, a primeira sobre o 'Ano Europeu das Competências: O Potencial da Educação não Formal', de Susana Falcão (Associação Sopro), e a segunda versando 'O Papel da Educação não Formal no Processo de Recrutamento e Seleção', por Sara Gonçalves, directora da Randstad Madeira.