'Março Azul' com programa repleto para ajudar a prevenir
A campanha 'Março Azul' está de volta para chamar a atenção para a sensibilização contra o cancro colorretal. São várias as iniciativas ao longo do mês.
Ao final da manhã será apresentada a campanha “Hoje, já pensou no seu intestino?”. A cerimónia terá lutar na Anexo do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua Elias Garcia, Ed. Elias Garcia I, a partir das 12 horas.
Hoje também será feita a decoração simbólica da Sede, Anexo, Casa da Liga e Delegações de azul marinho para chamar a atenção para a sensibilização contra o cancro colorretal.
Divulgamos, também, todo o programa da campanha 'Março Azul':
1 a 31 de Março – Campanha de sensibilização contra o Cancro Colorretal.
1 a 31 – Corrida Virtual “Faz das tripas coração”, em pareceria com a Associação de Atletismo da Madeira
1 a 31 - Desafiar as Câmaras, Juntas de freguesia, etc, para as primeiras caminhadas “Pequenos passos Grandes Gestos” e aproveitava para distribuírem “flyers” alusivos à prevenção do cancro colorretal
1 a 31 – Angariação de fundos através de aquisição de material de “merchandising” – todos os cancros que temos em armazém incluindo os alusivos à campanha “Já pensou no seu intestino”.
11 – presencial e virtual – aula de Body Balance – Ginásio Platinium.
15 – 11h:1 – presencial e virtual – aula de Pilates – Ginásio Fitness Factory.
17 – 18h:00 – Ação de sensibilização “De Azul contra o Cancro Colorretal” (Público-alvo: população em geral, doentes de cancro colorretal, familiares e cuidadores) – local Câmara Municipal do Funchal e replicava nas Câmaras onde temos Delegações, em dias diferenciados.
27 – 08h:00 – Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça – Conferência “Importância do Rastreio do Cancro Colorretal” (Público alvo: médicos, enfermeiros e outros técnicos);
31 – Caminhada “Faz das tripas coração” no Funchal e em simultâneo em todos as Delegações (Machico, Porto Santo, Santana, Calheta e Porto Moniz);
Datas a combinar - Ação de sensibilização “De Azul contra o Cancro Colorretal” (Público-alvo: população em geral, doentes de cancro colorretal, familiares e cuidadores) – local Câmara Municipal do Porto Santo.
Datas a combinar - Padel do Porto Santo
Datas a combinar – Março Azul – Ir ao Programa Madeira Viva da RTP e se possível no Programa “Consultório da RTP Madeira) e ainda Rádios.
Fique ainda a conhecer a agenda deste primeiro dia de Março:
9h30 - Sessão de Abertura da Cimeira Mundial de Educação Artística '2023 , com presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, no Pestana Carlton Ballroom
10h30 às 16 horas - Dia Internacional da Proteção Civil, no Fórum Machico
15 horas - O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visita a obra do Hospital Central e Universitário da Madeira, em Santa Rita
15 horas - Audição Parlamentar ao Presidente do Conselho de Administração do Grupo AFA, Avelino Aguiar Farinha
18 horas - Apresentação da Obra "Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo" Uma Reflexão a Duas, na Reitoria da Universidade da Madeira
18 horas - Conferência de imprensa de apresentação do evento “ Basquetebol na Cidade”, com a presença de Pedro Calado, no Salão Nobre da CMF.
Principais acontecimentos registados no dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, Dia da Discriminação Zero, Dia Mundial da Ervas Marinhas e início da Semana das Cibercompetências (até 5):
1290 - D. Dinis cria os Estudos Gerais, em Lisboa, com o diploma "Scientiani Thesaurus Mirabilis", confirmado pela bula "De statu regni Portugaliae", do Papa Nicolau IV (9 de Agosto), com as Faculdades de Artes, Direito Canónico (Cânones), Direito Civil (Leis) e Medicina. A Universidade de Lisboa começa a funcionar em Lisboa.
1899 - Sai o primeiro número do jornal republicano A Pátria, de José Benevides.
1912 - Suicídio de Manuel Laranjeira, escritor, poeta, ensaísta, médico e inconformista, autor de "A Doença da Santidade" e "Pessimismo Nacional". Tinha 34 anos.
1914 - Inauguração da linha de elétrico entre o Camões e a Estrela
1918 - Primeira Guerra Mundial: A Alemanha invade Kiev, na Ucrânia.
1925 - Começam as primeiras emissões regulares de rádio, por iniciativa de Abílio Nunes dos Santos Júnior.
1941 - Holocausto. Heinrich Himmler visita o campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia. Ordena a expansão maciça das instalações e a abertura do subcampo de Birkenau.
1954 - Realiza-se a primeira conferência da Organização dos Estados Americanos, na Venezuela.
1963 - O Governo português publica o pacote legislativo do mercado único português, para reforço da política colonialista.
1972 - É lançado o InterRail.
1977 - O Governo português fixa o preço de um pacote de bens essenciais, o "cabaz de compras", numa tentativa de controlo da inflação.
1981 - O ativista Boby Sands, 27 anos, membro do IRA (Exército Republicano Irlandês) preso na cadeia de Maze, inicia uma greve de fome que o levaria à morte a 05 de maio.
A marca suíça Swatch lança a sua primeira coleção.
1987 - Crime da Praia do Osso da Baleia, na Marinha Grande. Na noite de 01 para 02 de março, na Praia do Osso da Baleia (Pombal) e na Amieira (Marinha Grande), Vítor Jorge, contínuo de profissão, mata sete pessoas, incluindo a mulher e a filha mais velha.
- Morre, com 75 anos, o guitarrista Freddie Green, antigo membro da orquestra de Count Basie.
1989 - Morre o piloto Augusto Mendes, num despiste no Rali de Portugal.
1992 - É proclamada a independência da Bósnia-Herzegovina.
1996 - Morre, com 80 anos, o escritor Vergílio Ferreira, autor de "Para Sempre" e "Manhã Submersa", duas vezes Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores.
2002 - Primeiro dia de sindicalismo legal na PSP, com a constituição da Associação Sócio-Profissional da Polícia como sindicato.
2003 - É apresentado o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária.
2004 - A criação da Área Metropolitana do Algarve é aprovada pelos 16 municípios da região.
2005 - A Direcção-Geral de Saúde ativa o plano de contingência da chamada gripe das aves.
- O Prémio da Crítica da Associação Portuguesa dos Críticos Literários é atribuído à escritora Ana Hatherly pelo livro "O Pavão Negro".
- Metro do Porto. Arranca a construção da Linha Violeta (E), entre o aeroporto do Porto e o estádio do Dragão.
2006 - O Congresso Nacional Africano (ANC) vence as eleições autárquicas na África do Sul.
- Morre, aos 51 anos, Fernando Tavares Rodrigues, escritor, sociólogo e jornalista, autor de "O amor (im)possível" e "XXI sonetos de amor".
2007 - Governo aprova a nova legislação do tabaco.
- As entidades empregadoras passam a ser obrigadas a comunicar às instituições de Segurança Social competentes a admissão de novos trabalhadores, sob pena de serem multadas com coimas entre 100 e 2.500 euros.
- É inaugurada, em Viena, a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, criada em 15 de fevereiro.
- É fundado na Guiné-Bissau o Partido Popular Democrático, liderado por Braima Corça Embalo.
- Morre, aos 58 anos, Manuel Galrinho Bento, antigo futebolista do Benfica, guarda-redes da seleção portuguesa que conquistou o 3.º lugar no Europeu de França 84.
2009 - Atentado contra as instalações do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau. Morre o chefe de Estado-Maior, general Tagmé Na Waié.
- O Partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin, vence 79 das 83 regiões da Federação russa nas eleições regionais e municipais. A oposição acusa as autoridades de falsificar os resultados.
2010 - António Domingues de Azevedo é eleito bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas nas primeiras eleições para a instituição.
2011 - O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos delibera que os tribunais portugueses "não foram negligentes" nas decisões tomadas a propósito da investigação da queda da avioneta que vitimou, entre outros, o então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro em 1980.
- O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulga "por imperativo constitucional" o diploma que simplifica o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil, reiterando que o regime aprovado "padece de graves deficiências de natureza técnico-jurídica".
2012 - Morre, aos 68 anos, Lucio Dalla, músico italiano responsável por êxitos internacionais como "Caruso", em Montreux, na Suíça.
2014 - O recurso às forças armadas da Rússia na Ucrânia é aprovado por unanimidade pelo Conselho da Federação em Moscovo, após um pedido nesse sentido apresentado pelo Presidente Vladimir Putin.
- PSD e CDS-PP assinam o acordo para a coligação pré-eleitoral para as eleições europeias, concorrendo como "Aliança Portugal". O social-democrata Paulo Rangel é o cabeça de lista, o centrista Nuno Melo vai em quarto-lugar, sendo o lugar seguinte do CDS o de número 8, ocupado pela desconhecida Ana Clara Birrento.
- Morre, aos 91 anos, Alain Resnais, cineasta francês autor do clássico dos anos 60 "Hiroshima Meu Amor", em Paris.
2015 - Morre, aos 64 anos, Amadeu Ferreira, considerado um dos maiores escritores e instigadores do mirandês, a segunda língua oficial em Portugal.
2016 - A primeira lei que criminaliza a violência doméstica entra em vigor na China.
2017 - É libertada a ex-agente da CIA Sabrina de Sousa, envolvida no rapto do egípcio e radical islâmico Abu Omar, em 2003, em Milão, por decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, após o perdão de um ano na pena concedido pelo Presidente italiano, Sergio Mattarella.
- O governo britânico perde uma votação na Câmara dos Lordes sobre a lei para ativar a saída do Reino Unido da União Europeia. Um total de 358 membros da câmara alta do parlamento britânico vota a favor de uma proposta de emenda à lei para que o governo apresente propostas para proteger os direitos dos cidadãos da UE residentes no Reino Unido no espaço de três meses após a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa.
- Morre, aos 63 anos, Horácio Franco, antigo piloto português de ralis, oito vezes Campeão de Ralis dos Açores e uma vez Campeão Nacional de Ralis Produção.
- Morre, aos 73 anos, Tommy Gemmell, antigo jogador de futebol escocês, um dos 'Lisbon Lions' (Celtic FC) que conquistaram a Taça dos Campeões Europeus de futebol de 1967, em Lisboa.
2018 - Ivo Oliveira assegura a primeira medalha de sempre para Portugal em Campeonatos do Mundo de ciclismo de pista, ao qualificar-se para a final de perseguição individual, em Apeldoorn, na Holanda.
- Morre, aos 85 anos, Artur Correia, cineasta português.
2020 - Covid-19: Governo das Astúrias confirma primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na região espanhola: o escritor chileno Luis Sepúlveda.
- O partido Pessoas Comuns e Personalidades Independentes (OLaNO, populista conservador), de Igor Matovic, vence as legislativas na Eslováquia, com o primeiro-ministro Peter Pellegrini a reconhecer a derrota da Direção Social-democracia (Smer-SD).
2021 - O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências. É o segundo chefe de Estado a ser condenado em França, após Jacques Chirac, em 2011.
- A polícia catalã efetua buscas nos escritórios do FC Barcelona, por suspeitas de corrupção, e efetua três detenções, entre as quais do antigo presidente do clube espanhol Josep María Bartomeu.
2022 - O Conselho de Ministros aprova uma resolução que contempla um conjunto de requisitos simplificados para a obtenção de proteção temporária, para refugiados, devido à guerra que se vive na Ucrânia. O regime vai ter a duração inicial de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses, "desde que se mantenham as condições que impeçam o regresso das pessoas" à Ucrânia
- O PCP vota contra resolução do Parlamento Europeu a condenar a invasão da Ucrânia por entender que "instiga a escalada da confrontação".
"A víscera revolucionária era o coração; agora, começa a ser o estômago" Manuel Laranjeira (1877-1912), médico e escritor português.