Interior do Hospital dos Marmeleiros requalificado
Obra representa investimento de 1.827.438,00 euros com IVA
Iniciada em Julho de 2020, a obra de requalificação dos interiores do Hospital dos Marmeleiros ficou concluída no final de 2022. O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visita pelas 16h30 desta quarta-feira, 8 de Feveriro, a unidade hospitalar agora totalmente reabilitada, tanto no interior como no exterior.
O Hospital dos Marmeleiros, onde há cerca de 90 anos são desempenhados serviços de saúde na Madeira, possui uma área bruta de cerca de 10.000 m2, divididos em sete pisos, tendo sido primeiramente intervencionado o exterior, através da recuperação das fachadas e coberturas. Essa empreitada, que decorreu de Junho de 2018 a Agosto de 2019, correspondeu a um investimento de 868.640,01 euros com IVA.
Posteriormente, e de acordo com o planeado, a intervenção de recuperação do interior do edifício englobou trabalhos de remoção e substituição de revestimentos de tectos, paredes e pavimentos, reabilitação das instalações sanitárias de doentes, incluindo novas redes de abastecimento de água quente e fria e rede de esgotos, recuperação de portas interiores e ainda a reabilitação das áreas de sujos e limpos. A empreitada de reabilitação de interiores do Hospital dos Marmeleiros representa um investimento de 1.827.438,00 euros com IVA.
A obra foi executada de forma faseada, em perfeita coordenação entre o Serviço Regional de Saúde e a Secretaria Regional de Equipamentos e Infra-estruturas, permitindo a continuidade da prestação dos serviços médicos em paralelo com a execução da obra.
Com a intervenção, garantiu-se uma melhoria substancial nos níveis de qualidade, conforto e segurança, não só dos utentes da infra-estrutura de saúde pública da Região, como também de todos os profissionais que aí prestam serviço, permitindo a continuidade da realização do acto médico com melhores condições. No total destas duas intervenções (exterior e interior), o Governo Regional investiu 2.696.078,01 euros no Hospital dos Marmeleiros. Governo Regional da Madeira