Zelensky apresenta decretos para prorrogar lei marcial e mobilização
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zekensky, apresentou hoje no parlamento diversos projetos-lei para aprovar os decretos da lei marcial e a mobilização geral no país.
Os projetos-lei propõem prorrogar a lei marcial e o prazo de mobilização geral durante mais três meses a partir de 19 de fevereiro, informou o Ukrainska Pravda.
Segundo os documentos, as leis entrarão em vigor logo após a sua aprovação.
Em 16 de novembro a Rada Suprema (parlamento) o parlamento tinha prorrogado a lei marcial e a mobilização geral na Ucrânia até 19 de fevereiro de 2023.
No dia da invasão militar da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, Kiev decretou a lei marcial no país e anunciou a mobilização geral da população até 26 de março.
Posteriormente, a Rada Suprema prorrogou a lei marcial e a mobilização geral em cinco ocasiões, até 25 de abril, em 25 de maio, 23 de agosto, 21 de novembro de 2022 e 19 de fevereiro de 2023.
A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.