Desporto

"Vamos conseguir manter o Marítimo na I Liga"

Técnico de 52 anos mostrou-se convicto de que a sua equipa irá alcançar a permanência na I Liga, não mostrando problemas em "dar a cara"

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

José Gomes não tem qualquer dúvida quanto à permanência na I Liga, mesmo que em Chaves o Marítimo tenha perdido mais "uma oportunidade" de fugir à cauda da tabela classificativa, somando até ao momento 12 derrotas em 19 jogos esta temporada.

O treinador dos verde-rubros lembra que o fosso para os da frente "não aumentou" nesta jornada, apesar do desaire em Trás-os-Montes, e em declarações proferidas na 'flash interview' da SPORT TV, o técnico de 52 anos mostrou-se convicto de que a sua equipa irá alcançar a permanência na I Liga, não mostrando problemas em "dar a cara".

Nós vamos conseguir manter o Marítimo na I Liga e quando eu digo vamos estou a dar a cara. Não é ninguém que está a falar por mim. Sou eu que estou a dar a cara. Nós vamos conseguir manter o Marítimo e esta afirmação baseia-se na relação e na capacidade de trabalho que eu estou a conseguir ter com este plantel e que me levam a ter coragem de, perante vós, dizer que nós vamos manter o Marítimo na primeira divisão. José Gomes

Marítimo derrotado (2-1) em Chaves

Verde-rubros somaram a 12.ª derrota consecutiva na I Liga

Foi com estas declarações que José Gomes concluiu a sua primeira abordagem à derrota em Chaves antes de seguir para a conferência de imprensa no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira. Quanto ao jogo propriamente dito, o treinador dos verde-rubros retira um aspecto positivo.

"A equipa, mesmo a perder por 2-0, nunca se rendeu. Bateu-se sempre pelo resultado, lutou sempre por cada bola e, portanto, na situação em que nós estamos temos de agarrar tudo o que aparece de positivo. E, realmente, o positivo deste jogo foi isso. Foi que a equipa, mesmo em desvantagem de dois golos, procurou sempre dar a volta ao resultado até ao final", destacou José Gomes.

Em termos de oportunidades provavelmente seria mais apropriado o empate por aquilo que as duas equipas fizeram. O que levo positivo deste jogo foi isto que acabei de referir. Que a minha equipa nunca se rendeu. Bateu-se sempre por cada lance, por cada bola à procura do golo da igualdade. José Gomes

Quanto à entrada em falso no jogo - o Marítimo começou logo a perder aos dois minutos - José Gomes justifica o tento concedido com um "erro posicional, num lançamento de linha lateral". O técnico acabou por não estabelecer comparações com a entrada a perder no jogo em Vizela, uma vez que diante dos flavienses, este domingo, "não se tratou de uma questão de apatia ou falta de atitude".

Ao estar a perder por 2-0 nos primeiros 20 minutos do desafio "tornou-se" uma missão "muito maior" tendo em conta que a sua equipa "tem muitas derrotas".

Uma equipa que passa muito tempo na época com derrotas, não é apenas o golo que acaba de sofrer é o primeiro e o segundo golo em cima de muitos desaires e de muitas frustração. José Gomes

Zainadine também deu a cara junto dos adeptos

Um dos destaques da partida foi para o regresso do capitão Zainadine, cerca de um mês após paragem por lesão. O último jogo do defesa central moçambicano pelos insulares foi a 23 de Dezembro, quando alinhou durante todos os 90 minutos no empate (1-1) diante do Rio Ave - precisamente na (re)estreia de José Gomes no comando técnico do Marítimo.

Zainadine de regresso ao 'onze' do Marítimo para defrontar o Chaves

Defesa central moçambicano recuperou de lesão e regressa à titularidade

Zainadine que no final do encontro foi até junto dos adeptos maritimistas que se deslocaram até Chaves. "Sempre tivemos essa lição que depois dos jogos vamos falar com os adeptos independentemente do resultado. Vitória ou derrota estamos lá sempre a dar a cara porque somos um grupo e sempre comunicámos com os nossos adeptos e não vamos deixar de fazer isso. Vamos continuar a falar com eles e a ouvir aquilo que é a opinião deles, que é o mais sensato, e vamos continuar a trabalhar que é para sair desta fase".

Precisávamos de ganhar hoje. Era um jogo muito importante, mas infelizmente não conseguimos. Tentámos fazer de tudo até ao último minuto para pelo menos chegar ao empate, mas não conseguimos e agora é levantar a cabeça e trabalhar para o jogo que temos na próxima semana. Zainadine