Madeira

Padre Martins Júnior entra hoje na última semana como pároco da Ribeira Seca

Tome nota da agenda deste domingo, 5 de Fevereiro, Dia Nacional de Alerta para a Alienação Parental

Foto Hélder Santos/Aspress
Foto Hélder Santos/Aspress

Este é o trigésimo sexto dia do ano. Faltam 329 dias para o termo de 2023.

O padre Martins Júnior entra hoje na sua última semana como pároco da Paróquia da Ribeira Seca, em Machico. A celebração que vai celebrar neste domingo, pelas 09h30, no templo local, será a última missa a solo que vai celebrar nesta igreja. No próximo domingo, dia 12 de Fevereiro, à mesma hora, será a missa de transição para o novo pároco, Manuel Ramos.

José Martins Júnior nasceu na freguesia de Machico em 1938. Fez o curso no Seminário Diocesano, onde depois foi professor entre 1963 e 1965. Foi pároco do Espírito Santo (Porto Santo). Entre 1965 e 1967, foi coadjutor da Sé Catedral. Entre 1967 e 1969 foi tenente capelão em Cabo Delgado, Moçambique.

Em 1969 regressa do Ultramar e é nomeado pároco da Ribeira Seca. Nesta paróquia desenvolve uma acção sócio-cultural, apoiando a luta dos camponeses da freguesia de Machico contra o regime da colonia e manifestando-se com a população ao lado da oposição anti-salazarista. Por mais de uma vez, a Ribeira Seca foi visitada pela PIDE, pelo facto de ali se cantar contra o fascismo e a favor dos camponeses.

Após a Revolução do 25 de Abril de 1974, Martins Júnior foi um dos principais activistas na transição para o regime democrático, tendo sido presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Machico em 1975. No ano seguinte seria eleito deputado regional na lista da UDP em 1977 foi presidente da Junta de Freguesia de Machico. Nesse mesmo ano, foi suspenso ‘a divinis’ das funções sacerdotais pelo bispo D. Francisco Santana.

Sempre como independente, em 1989 vence as eleições para a Câmara de Machico na lista da UDP e é reeleito em 1993, mas na lista do PS. Depois de dois mandatos na autarquia, esteve como deputado regional até 2007.

Em 1995, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, foi condecorado pelo Presidente da República Mário Soares, numa cerimónia no Porto.

A 15 de Agosto de 2012, a Paróquia da Ribeira Seca organizou um grande evento comemorativo dos 50 anos de sacerdócio do padre José Martins Júnior.

A 16 de Junho de 2019, o bispo D. Nuno Brás revoga a suspensão ‘a divinis’ e o padre Martins Júnior recupera a autorização para celebrar cerimónias religiosas. A decisão é festeja nesse dia à noite na Ribeira Seca.

A 14 de Julho de 2019, o bispo do Funchal presidiu a uma eucaristia na igreja da Ribeira Seca, meio século depois da última cerimónia semelhante. “Não faz sentido não nos aproximarmos uns dos outros”, disse D. Nuno Brás. Martins Júnior falou de uma “travessia no deserto” .

OUTROS EVENTOS NESTE DOMINGO:

10h00-22h00 - Inicio da 2.ª Edição Atlântico Padel Tour (3 a 11 Fev.), no Centro de Padel e Lazer

10h00 - Jornada Diocesana da Família, na Paróquia do Porto da Cruz, com abertura pelo bispo D. Nuno Brás. O evento inclui ainda uma conferência sobre o tema "A Acção do Espirito Santo na Família" (12h30), um concerto pelo Coro da Câmara da Madeira (15h00) e a eucaristia (15h30)

10h00-20h00 - 6.ª Mostra de Camélias, na Quinta Pedagógica dos Prazeres

18h00 - Espectáculo “Este Mar de Palavras que nos Une”, no Teatro Municipal Baltazar Dias

18h00 - 4.ª Prova do Campeonato Regional de Vela - cerimónia de entrega de prémios aos participantes no Centro Náutico de São Lázaro.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 5 DE FEVEREIRO, DIA NACIONAL DE ALERTA PARA A ALIENAÇÃO PARENTAL:

1722 - É criada, no Porto, a primeira corporação de bombeiros da cidade. A Companhia do Fogo ou Companhia da Bomba é constituída por 100 homens.

1827 - Luta pelo Liberalismo, em Portugal. Ação de Ponte da Barca. As forças absolutistas são repelidas para Espanha.

1887- Estreia-se a ópera "Otello", de Verdi, no Teatro La Scala.

1911 - Nasce cantor lírico Johan Jonaton Björling, Jussi Björling, eleito o maior tenor do século XX, com Enrico Caruso e Benjamino Gigli.

1918 - A República Russa separa-se da Igreja ortodoxa.

1971 - Os astronautas norte-americanos Alan Shepard e Edgar Mitchell descem na Lua, depois da viagem da nave Apollo-14.

1983 - O antigo oficial nazi Klaus Barbie chega a França depois de extraditado da Bolívia para ser submetido a julgamento.

1985- Nasce, na Madeira, Cristiano Ronaldo.

1990- O Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, afirma ter chegado a altura de o Partido Comunista disputar com outros partidos o direito de governar o país.

1992 - É localizado o navio luso-guineense Bolama, afundado entre os cabos Raso e Espichel, dois meses antes.

2005- Morre, aos 100 anos, Günter Reimann, economista e jornalista norte-americano, fundador da International Reports On Finance And Currency. Participou na criação da Zona Franca da Madeira.

2007 - É publicada em Diário da República a lei que cria o Cartão Único do Cidadão. 2010 - Cerca de meia tonelada de explosivos é detetada num alegado esconderijo da ETA, em Óbidos. A casa, situada em Casal da Avarela, estava alugada a duas pessoas. A proprietária do terreno terá alertado as autoridades ao verificar que a vivenda estava fechada há vários dias.

2011- Nasce o movimento "Geração à Rasca" com a abertura da respetiva página na rede social Facebook.

2020 - Morre, aos 103 anos, Kirk Douglas, ator norte-americano que participou em filmes como "Caminho da Glória" e "Spartacus".

A religião deve ser como o sal na comida, nem muito nem pouco, só o preciso D António Alves Martins (1808-1882), liberal, ministro do Reino, Bispo de Viseu.